Por Pdilma e aecioaulo César Gomes, professor, historiador e escritor serratalhadense

 

Hoje, 26 de outubro, será uma data que entrará para a história do Brasil, não apenas pelo término da disputa intensa entre a presidenta Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves, mas também por ser um divisor de águas da política nacional. O candidato que sair vencedor dessa disputa terá a difícil tarefa de unir um país dividido, entre o Nordeste/Norte/Centro-oeste e o Sul/Sudeste. Regiões que antes eram separadas por questões geográficas, mas que hoje estão em lados opostos, tanto por fatores econômicos como também pelo protagonismo político.

Quem antes dava as cartas teve que a contra gosto render-se a um Brasil que vivia excluído e menosprezado e que agora ganhou voz e vez. Os grandes grupos corporativistas e as oligarquias que fizeram nessa eleição a maior aliança desde a Ditadura Militar acabarão sendo derrotados por aqueles que foram as ruas não para defender um governo, mas para defender as suas conquistas.

Os próximos quatro nos reservam grandes surpresas, principalmente quando se percebe que a maioria do Congresso Nacional será formada por uma maioria conservadora e fisiologista. Alguns são capazes de vender a própria alma para conseguir atingir “os seus interesses”. Diante desse futuro incerto é preciso que se diga que esse processo não se encerra aqui, ele é continuo.

É por isso que se faz necessário que a população acompanhe o passo a passo da política nacional para entender melhor a verdadeira face dessa eleição histórica. Os derrotados farão de tudo para se sentirem vitoriosos e os vitoriosos terão a obrigação de conquistar os derrotados. Se não for assim não seremos uma nação. Seremos apenas uma pátria dividida!

Um forte abraço a todos e a todas e até á próxima!