Por Jorge Apolônio (o Cassildo), professor, polícial federal e membro da Academia Serratalhadense de Letras
O que você acha de a lei eleitoral exigir que você vá à sua seção eleitoral, mas sem ter a lei o poder de fazer com que você vote efetivamente em alguém? Esdrúxulo, não? Digo isso porque, se você não é obrigado a votar em ninguém (ainda bem), por que obrigar você a ir à sua seção eleitoral, caso você não queira? Com isso você prejudica a celeridade do processo ao fazer volume na fila, ocupar o tempo de quem quer votar e de quem trabalha na eleição, e termina votando em branco ou nulo.
A quem interessa uma exigência burra dessas? Ainda que a lei insista ao contrário, vê-se que, na prática, o voto útil não é obrigatório. Obrigatório é ir à seção teclar. E, a rigor, nem mesmo isso é obrigatório, pois você pode muito bem se recusar a ir e “justificar” posteriormente (pra quê isso também?). Então por que insistir-se nessa burrice de voto obrigatório? Falta bom senso à lei. Até porque, se é um direito, não deveria ser uma obrigação. Por outro lado, também é esdrúxulo você ter o direito de votar e se recusar a exercê-lo.
Notícias relacionadas:
- Opinião: Direito do voto feminino completa 80 anos no Brasil
- Coluna do Cassildo: “Qual a Serra Talhada dos seus sonhos?”
- CASSILDO TIRA A MÁSCARA: Quando um sonho (ou obsessão) macula uma história
- Coluna do Cassildo: Melhor prefeito de ST? Mas qual é o critério?
- Leitor Faz a Pauta: O voto elege o seu futuro








Caro amigo, achei ótimo sua colocação, porém acrescente:já que somos obrigado a comparecer, a não ser que justifiquemos a ausência, fazemos o maior protesto anulando nossos votos, isso seria hilário e inédito em serra talhada. Talvez esses poderosos acreditem na nossa força.
Acho que votar é um dever cívico e, portanto, obrigatório. Daí, penso que o voto deve ser melhorado pelo exercício contínuo. Não existe democracia nem sociedade integralmente evoluidas. A obrigatoriedade é um mecanismo necessário que diminui a margem de erro e forma a sociedade menos alienada (vide a evolução desde os tempos da ditadura). Justificar a opção do mesmo pela qualidade dos representantes, como se o voto de um fosse mais qualificado que outro, demonstra profundo menosprezo pela sociedade em que vivemos e pela vontade popular. No entanto, para que haja esta obrigatoriedade, se faz mister uma normatização constitucional que venha a resguardar efetivamente esta situação. Abs ao amigo Jorge e saudações as louras santacatarinenses.
Belas palavras, coleguinha!
ESDRÚXULO SIGNIFICA; COISA ABSURDA, EXCENTRICA, SEM NEXO, SEM PÉ NEM CABEÇA, COISA SEM CABIMENTO, DESARAZOADO, INSANA, ETC…E PARTINDO DESSE PRINCÍPIO A DEMOCRACIA DEIXA MUITO A DESEJAR, DEVERIA SER NO MINIMO FACULTATIVO.
S
Parabéns a ambos.
Jorjão, esqueçe essa palhaçada que se chamaPOLÍTICA)e vem fazer parte da câmara municipal de JOSUÉ. Seções ordinárias segunda à sexta 18:30-20:30 e extraordinária aos sábados(O DIA TODO. Abração irmão.