triunfo 3

Após o vereador de oposição ao governo do prefeito Luciano Bonfim (PR), de Triunfo, Djaci Marques (PSD), denunciar a destruição e demolição de um patrimônio histórico no município, o governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, notificou a prefeitura. No entendimento do órgão, o trabalho executado pelo poder municipal foi considerado irregular. A notificação de embargo da Fundarpe foi encaminhada para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para adoção de medidas e responsabilidade penal, civil e administrativa, responsabilizando-se quem deu causa ao dano em imóvel tombado historicamente.

“A destruição foi descabida e sobre um bem em processo de tombamento pelo Estado, assim como por ser um prédio encravado no núcleo histórico de Triunfo”, avaliou o vereador Djaci Marques. Ele lembra que a catalogação do imóvel consta no Plano Diretor do município, aprovado pela Lei Municipal n° 1.082/07 e tombamento municipal Lei n° 750/87. É atribuição da Fundarpe executar a política de preservação e fiscalização do Patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, artístico, documental e cultural do Estado.

Veja também:   Vereadores de oposição lutam por água em Triunfo

“É lamentável que a Prefeitura de Triunfo esteja autorizando a demolição do Patrimônio Histórico infringindo a lei, como também não tenha um Secretário de Obras e Urbanismo competente, com conhecimento específico e técnico para gerir sua pasta, pois é mais um apadrinhado. Desconhece o Plano Diretor da cidade e a importância da proteção e preservação do Patrimônio Histórico, e principalmente desconhece a história e a cultura da cidade, não sabe que o prédio demolido é um dos mais antigos da cidade e está localizado no núcleo histórico. Fato este que causou comoção, insatisfação e indignação dos cidadãos”, destacou o parlamentar do PSD, defendendo o trabalho de oposição.

“Faço uma oposição séria e responsável, trabalho em defesa do povo e dos interesses do município, baseado na ética, verdade, responsabilidade e imparcialidade. Não vou aceitar e nem calar em nenhuma hipótese ou situação, diante dos desmandos que acontecem em Triunfo. E neste caso a medida servirá de valioso exemplo aos infratores da lei, desta forma protegendo o notável Patrimônio Histórico Municipal”.

Veja também:   Vereadores de oposição lutam por água em Triunfo

triunfo 2triunfo 1

 VEJA NOTIFICAÇÃO ENVIADA AO PREFEITO LUCIANO BONFIM

FUNDARPEFUNDARPE I