MATERIAL 573

Atualizado às 10h47 desta sexta-feira (24)

Durante entrevista de rádio nessa quinta-feira (23), o prefeito Luciano Duque jogou para a população, de forma indireta, que o município será prejudicado na execução de serviços básicos, com a falta de  investimentos em saúde e educação, por culpa dos vereadores de Serra Talhada. Ficou evidente que, com essa estratégia, Duque está tentando evitar a todo custo a derrubada do veto que garante recursos a serem alocados pelos parlamentares a partir de 2015 no chamado orçamento impositivo.

O prefeito disse que, se a proposta for aprovada, terá que “cortar melhorias para tapar buracos” abertos pelos vereadores. E foi ainda mais radical ao anunciar que o município deixará de ter mais remédio e investimentos na educação, o que corrobora a tática do gestor de transformar a Câmara Municipal em algoz, jogando-a contra a população.

“Para fazer orçamento impositivo vou ter que retirar dinheiro de transporte e de outros lugares, vou ter que diminuir os recursos de outras demandas para a sociedade. Não há pilares. O dinheiro que sobra para o custeio da máquina em investimentos é em torno de 10%. Isso a gente já mostrou e provou. Agora se os vereadores querem fazer orçamento impositivo, a gente vai ter que cortar gastos. Aí vai piorar saúde, educação… Na hora de se destinar verbas indicadas por vereadores vai faltar dinheiro para outras coisas”, declarou.

Indagado pelo radialista Francys Maia, de que existe a possibilidade do veto ser derrubado com o apoio dos vereadores da sua base, Duque jogou para a ‘plateia’. “Fazer o quê? Vamos cortar serviços. Cortar melhorias por causa de tapamento de buracos. Vai deixar de ter mais remédio, vai deixar de ter alguns investimentos na educação”, disse Luciano, culpando o legislativo.

FIQUE POR DENTRO

No orçamento impositivo, cada parlamentar deverá indicar cerca de R$ 74 mil para obras somando o total de R$ 1, 1 milhão. Os parlamentares irão votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, no seu conjunto, será colocado essa proposta. Na prática, os vereadores poderão utilizar 0,7% do orçamento de 2015 para sugerir emendas específicas visando obras em bairros e distritos de Serra Talhada. Após as emendas serem aprovadas na LDO, elas serão acrescentadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.