sangueA jovem agricultora Rafaela Mirely de Lima, de apenas 17 anos, está hospitalizada no Hospam, em Serra Talhada, e necessita urgente de doações de sangue tipo B +. Segundo os familiares, Rafaela precisa fazer um procedimento cirúrgico de retirada do útero e enfrenta dificuldades por conta de uma anemia profunda.

“Pedimos a ajuda de todos em caráter de urgência porque no Hemope de Serra Talhada não há estoque de sangue B +. Este é um ato humanitário e contamos com a solidariedade de todos”, disse Jacinta Lima, tia de Rafaela Myrely, durante conversa com o FAROL.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado (não pode estar em jejum) e apresentar documento original com foto.

NÃO PODE DOAR: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, quem teve gripe há menos de 15 dias, mulheres grávidas ou amamentando, portadores de doença crônica, como diabetes e hipertensão arterial severa, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatite, aids, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos, quem fez tatuagem ou piercing há menos de 1 ano. 

“Desde já agradeço os que forem fazer a doação. Obrigado a todos e que Deus abençoe”, declarou Jacinta Lima. Os interessados podem procurar o Hemope ou ligar para os telefones 87- 99926179- 96234801