A reunião do governador Eduardo Campos (PSB) com gestores pernambucanos, em Gravatá, rendeu bons frutos para Serra Talhada, além de deixar eufórico o prefeito Luciano Duque (PT), que enxergou a ação promovida pelo socialista como “exemplo”. Baseando-se no que foi apresentado pelo governador, Serra deve receber recursos na ordem de R$ 1,9 milhão que deverá ser aplicado, prioritariamente, em obras de infraestrutura visando a criação de empregos no setor.

Para Duque, a atitude do governador atende diretamente os interesses dos municípios, principalmente, com o anúncio de criação de um Fundo de Desenvolvimento para socorrer as cidades. “Só tenho a parabenizar a postura estadista do governador, que está procurando atender sem discriminação a todos”, avaliou. “Pois quem sabe onde o ‘sapato aperta’ são os prefeitos. Vivemos uma crise dentro de outra crise”, disse o petista, se referindo à crise econômica mundial e à enfrentada pelo semiárido devido à estiagem prolongada.

O valor destinado para cada cidade vai se basear na cota do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e o uso do recurso ficará a critério das gestões municipais. Com esta certeza, Duque segue agora em busca de recursos federais. Na próxima semana, o prefeito de Serra Talhada junto com o senador Humberto Costa (PT) e o presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, chegam a Brasília com a missão de visitar ministérios com o objetivo de alocar verbas para serem aplicadas na capital do Xaxado.

Da Assessoria