aurelianoColaborou Cleylton Ferreira (do Farol de Noticias)

Durante entrevista à rádio Cultura FM, nesta quinta-feira (12), o secretário de Saúde de Serra Talhada Luiz Aureliano confirmou que chamou o coordenador da Atenção Básica da XI Geres (Gerência Regional de Saúde), José Alves, para a briga. E atacou duramente, mais uma vez, a direção do órgão estadual, que tem a frente o médico Clóvis Carvalho.

Segundo Aureliano, durante reunião entre a XI Geres e várias secretarias de Saúde da região, na última quarta-feira, José Alves teria lhe desrespeitado com gritos e agressões verbais. Na versão de Aureliano, devido um procedimento da XI Geres, Serra Talhada está sendo prejudicada com o não recebimento de repasses do Ministério da Saúde.

“O programa de saúde bucal nos PSFs vem funcionando em Serra Talhada e há mais de dois anos espera um parecer da XI Geres para que a gente receba dinheiro do Ministério da Saúde e até hoje não deram esse parecer e a gente não recebe o recurso para a prefeitura pagar o salário do dentista, o auxiliar de saúde bucal, todo o gasto que tem no consultório no PSF e eu não aceitei mais que se prorrogasse essa situação, porque era um absurdo e o José Alves disse que a gente não tinha direito a isso, mas o Ministério da Saúde disse que nós temos todo direito de pleitear isso, sim”, se explicou Aureliano Carvalho, complementando:

“Então, ele (José Alves) partiu com agressividade para o meu lado gritando e me desrespeitando. E eu disse que se ele fosse homem a agente fosse lá pra fora que a gente resolvia como homem, agora eu não aceitei que ele gritasse comigo, que ele baixasse o tom comigo, foi o que aconteceu”. Na versão de José Alves, o secretário Aureliano Carvalho queria que a implantação do programa de saúde bucal nos postos de saúde acontecesse sem qualquer supervisão da XI Geres. “Ele sabe que esta é uma norma do Ministério da Saúde e não podemos autorizar o funcionamento sem uma supervisão. Quando fiz o argumento, o secretário ficou nervoso”, disse.

Relembre

>> CONFUSÃO: Secretário de Saúde de ST perde o controle e tenta resolver impasse ‘na porrada’

ATAQUE À DIREÇÃO DA XI GERES

Ainda, durante entrevista à rádio Cultura FM, Luiz Aureliano avaliou como “imoral e ilegal” o médico Clóvis Carvalho estar a frente da XI Geres. “Eu quero dizer ao povo de Serra Talhada que o doutor Clóvis Carvalho, diretor da XI Geres, não pode ocupar esse cargo, o Ministério Público tem que tomar providência é ilegal e imoral o Doutor Clóvis ser o diretor da XI Geres, porque ele é sócio da São Vicente e ele defende os interesses da São Vicente e não da saúde pública. Então, José Alves é o pau-mandado de Doutor Clóvis Carvalho, eles estão fazendo de tudo para boicotar a saúde pública de Serra Talhada”.