2014-07-24 13.10.58

NOTA PREFEITURA DE SERRA TALHADA

O fato descrito na matéria publicada pelo blog tem sua versão pelo ângulo da Secretaria, o que informamos agora:

Serra Talhada é sede da microrregião de saúde e atende a diversos municípios vizinhos, com quem mantém pactuação. As cidades de São José do Belmonte, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Floresta, Calumbi, Itacuruba e Betânia encaminham seus pacientes para realização de cirurgias eletivas em nosso polo médico, isto através de uma pactuação existente entre os municípios.

Relembre: Saúde: Usuária do SUS denuncia que secretário libera benefícios com base no título de eleitor

Todos os pacientes encaminhados são atendidos, no entanto, se faz necessário lembrar que trata-se de cirurgias eletivas, ou seja, cirurgias previamente agendadas, para tanto, a Secretaria de Saúde destes municípios é que nos encaminham os pacientes, e aqui, a Secretaria Municipal de Saúde autoriza o procedimento

No caso em questão, a paciente é residente em São José do Belmonte, logo, o que foi solicitado a mesma foi o encaminhamento da Secretaria daquele município, o que não foi apresentado.

Em momento algum foi pedido o título de eleitor. Como a paciente não apresentou o encaminhamento do seu município, solicitou-se uma comprovação de que ela residia em Serra Talhada, fosse: conta de energia, água, cartão do SUS, qualquer comprovação, até mesmo título e eleitor. Como  a mesma não possuía nenhuma outra comprovação,  por livre iniciativa apresentou o título de eleitor, e neste, comprova que o seu domicílio é de fato São José do Belmonte, reforçando a necessidade do encaminhamento pela Secretaria de Saúde daquele município.

Frisamos que a necessidade do encaminhamento se faz necessário quando se trata de procedimento eletivo, em caso de urgência atuamos de imediato, seja o paciente de onde for, afinal o SUS é universal, dispensa-se aí qualquer tipo de encaminhamento.

Esta é a nossa versão de todo fato, que poderia ter sido apurada pelo blog, no entanto, infelizmente, ao mesmo interessa tão somente denegrir o trabalho do Governo Municipal, como já dissemos, procurando sempre, através das suas matérias induzir a população a erros, privando o leitor da realidade dos fatos, uma postura que merece apenas o nosso repúdio.

NOTA DO FAROL: ESCLARECENDO OS FATOS

Nessa quinta-feira (24), o FAROL entrou em contato, antes da publicação desta matéria, com o assessor de imprensa da Prefeitura de Serra Talhada, Tarcísio Rodrigues, e solicitou a versão do secretário que preferiu não dar qualquer declaração sobre a denúncia da leitora Luzia Reis antes que a reportagem fosse publicada.

Infelizmente, o governo optou, mais uma vez, em atacar o FAROL e minimizar o desabafo da usuária que ainda precisa de cuidados médicos urgentes.