vila bela

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA / FAROL

Cerca de 4 mil moradores que moram no residencial Vila Bela, do programa Minha Casa Minha Vida, em Serra Talhada, não suportam mais a falta de atenção por parte da Prefeitura quanto a estação de tratamento de esgotos do bairro, que não funciona a mais de um ano. O resultado é que os dejetos são jogados a céu aberto, e a solução encontrada pelo poder público foi cavar uma valeta para escoar os resíduos. Enquanto isso, crianças brincam nas proximidades e o forte odor vem tirando o sono de muita gente que mora no entorno.

“Ninguém consegue dormir direito por aqui e após as 18 horas a muriçoca toma conta de tudo. Somos obrigados a ficar de portas fechadas por conta do mau cheiro e das muriçocas. A situação está um inferno”, declarou o morador Francisco Evangelista, de 49 anos. Segundo ele, já foram feitos vários contatos com a prefeitura, mas até agora nada foi resolvido. “Esta estação de tratamento só funcionou nos primeiros seis meses após a inauguração. Já cansamos de pedir providências a prefeitura e ninguém faz nada”.

Em agosto, a Câmara Municipal de Serra Talhada reuniu o secretário de Obras, Cristiano Menezes e o gerente regional da Compesa, Augusto César Lima para saber de quem era a responsabilidade de operação da estação de tratamento. O representante da Compesa afirmou que só iria assumir a responsabilidade após o governo municipal fazer a sua parte.

“Fizemos uma análise e a estação de tratamento está trabalhando com uma sobrecarga de 80% da sua capacidade. É preciso verificar se houve um erro no projeto ou na execução do serviço. A Compesa só assume após ter isto resolvido”, disse Augusto César Lima, durante a reunião.

Em seguida, ficou acertado que a Prefeitura iria enviar a planta baixa da obra para análise da Compesa. Quase três meses depois, o gerente do órgão afirmou que até agora nenhum documento chegou em suas mãos. “Ainda estamos aguardando o envio por parte da prefeitura”, confirmou César.

vila bela 6

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SÓ FUNCIONOU NA INAUGURAÇÃO
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SÓ FUNCIONOU NA INAUGURAÇÃO

vila bela 7

vila bela 4

JOSÉ EVANGELISTA: "NÃO AGUENTAMOS MAIS A FEDENTINA E AS MURIÇOÇAS"
JOSÉ EVANGELISTA: “NÃO AGUENTAMOS MAIS A FEDENTINA E AS MURIÇOÇAS”