A novela em torno da inauguração do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Serra Talhada ainda promete muitos capítulos. A obra está quase concluída, mas era para ter sido inaugurada em dezembro de 2012. Em setembro do ano passado, o prefeito Luciano Duque se empolgou e anunciou a inauguração para dezembro. Logo em seguida, o deputado Sebastião Oliveira (PR) ventilou a possibilidade do Samu ser entregue ao município de Arcoverde. O que foi rebatido pelo governo.

Entretanto, no último dia 31 de dezembro, durante entrevista a TV Jornal, o prefeito de Serra Talhada anunciou a data da inauguração. “Estaremos inaugurando o Samu no dia 24 de janeiro. Houve atraso porque o gestor anterior não contemplou alguns itens e tivemos que fazer modificações no projeto. Graças a Deus concluímos a obra em tempo e vamos inaugurar em 24 de janeiro”, disse Duque, colocando a culpa na gestão da ex-secretária de Saúde, Socorro Brito.

As incertezas começam quando o próprio secretário de saúde petista, Luiz Aureliano, desconhece o prazo anunciado pelo prefeito. “O Samu só vai ser inaugurado após o governo do Estado fazer a  estrada de acesso ao equipamento, cerca de 300 metros de estrada e realizar o treinamento dos candidatos selecionados. Isto ainda não aconteceu”, disse Aureliano.

DRAMA

Enquanto o governo se divide com relação ao ato inaugural, os candidatos que passaram no teste seletivo se revoltam, porque estão impedidos de tomar atitudes quanto ao futuro.

“Depois que fomos selecionados nada funcionou e só existem incertezas. Os governantes não emitem uma nota sequer sobre o assunto. Se é verdade que vão inaugurar o Samu em 24 de janeiro, quando será o treinamento? Vai dar tempo? Será de qualidade?”, disse a candidata, que pediu para ter a sua identidade preservada.