SAMU: Incertezas causam prejuízos e inauguração não está confirmada

14 de janeiro de 2014
Por

A novela em torno da inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Serra Talhada vai se prolongar ainda mais. A obra era para ter sido inaugurada em dezembro de 2012, mas um jogo de palavras e datas entre a Prefeitura de Serra Talhada e o Governo do Estado vem causando incertezas quanto ao funcionamento do órgão que vai regular o sistema em 35 cidades.

O último capítulo da novela aconteceu no dia 1º de janeiro quando o prefeito Luciano Duque garantiu que o Samu seria inaugurado ainda este mês. “Graças a Deus concluímos a obra em tempo e vamos inaugurar no dia 24 de janeiro”, disse o prefeito durante entrevista a uma emissora TV Jornal.

Apesar do anúncio, o secretário de Saúde, Luiz Aureliano, tem um discurso completamente diferente do prefeito. “Acho muito difícil o Samu ser inaugurado este mês. Muito difícil. Precisa ser feito o treinamento do pessoal e ainda tem o problema da estrada de acesso. A Prefeitura está assumindo uma responsabilidade que é do Governo do Estado”, desabafou Aureliano, se referindo a construção da estrada.

INCERTEZAS

A indefinição em torno do assunto vem trazendo incertezas aos candidatos que foram selecionados e aguardam o momento para integrar o treinamento. Na manhã desta terça-feira (14) a redação do FAROL recebeu uma ligação telefônica de um candidato que garante não está entendendo tanta celeuma.

“Liguei para Secretaria de Saúde e fui informado que o Samu não seria inaugurado no dia 24. Também não disseram nada quanto ao treinamento. A única informação que me deram é que as ambulâncias irão chegar no dia 27. Mas quem garante?”, disse Roberto Vaz, condutor, que reside no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

Segundo ele, mais de 20 pessoas estão esperando que os problemas sejam resolvidos em Serra Talhada para que  comecem a trabalhar em Arcoverde. “Aqui está tudo pronto e até curso fizemos em julho do ano passado. Agora, tudo depende de Serra Talhada onde vai funcionar a central de regulação. Eu já vi que é uma briga política”, lamentou Vaz. O secretário de Saúde, Luiz Aureliano, não confirmou a chegada das ambulâncias para o dia 27 de janeiro.

Tags: , ,

18 Respostas para SAMU: Incertezas causam prejuízos e inauguração não está confirmada

  1. Gonzaga on 14 de janeiro de 2014 às 20:25

    O certo é o SAMU ir mesmo para Arco-verde ou Salgueiro. Pelo menos irá servi a toda região do mesmo jeito como se fosse aqui em Serra Talhada, porque essas ambulâncias estão se acabando no pátio.

    • Rangel Mourato on 15 de janeiro de 2014 às 9:35

      E vai fazer como: teletransportar o prédio pra uma dessas cidades. O que tem que ser feito vê haver uma maior integração das 3 esferas de governo que parecem não estar nem ai pro samu e pro povo.

      • jeneildo on 15 de janeiro de 2014 às 13:04

        teletransporta é um exagero da sua parte ARCOVERDE ja se colocou a disposição para ser a REGULAÇÃO mais segundo informações o prefeito de serra talhada garantiu que iria entregar no dia 24 de janeiro mais pelo jeito não passou de promessa. nossa base esta pronta , a equipe esta treinada e pronta para atuar .

        • Arcoverde on 15 de janeiro de 2014 às 13:40

          Isso mesmo, a muuuito tempo está pronta nossa base, apenas estamos a esperar por esse prefeitinho daí, que parece só pensar em política, cruzando os braços e não olhando para os acidentes e vítimas que morrem por falta de socorro, acho que ele acha que o carro que ele anda não capota!! Mas já temos um plano, caso não inaugure esse mês, já temos uma grande caravana de todas as cidades e equipes já selecionadas que irão integrar o SAMU, já nos comunicamos e decidimos, CASO NÃO INAUGURE, IREMOS A RECIFE FALAR COM EDUARDO CAMPOS E PEDIR A REGULAÇÃO PARA QUEM QUER AJUDAR E TRABALHAR, “ARCOVERDE ” Nossa prefeita sim, é de VERGONHA!! Garanto que em 30 dias isso sai!

        • RANGEL MOURATO on 15 de janeiro de 2014 às 14:05

          Caro Jeneildo quando falo de teletransportar falo em relação a estrutura que ja se encontra pronta e que não haveria tempo e nem dinheiro para ser feita outra em outra cidade, anão ser que lá ja exista.Quanto a equipe estar pronta e treinada pra atuar tem certeza que sim,vcs estão prontos,como sei que a equipe daqui em sua maioria também está pronta. Já que houve cursos preparatórios que mesmo custeados por nós somaram muito a experiência que ja se tem os candidados selecionados.Sei do sentimento de revolta partilhado por vcs pois também é o mesmo meu,mas infelismente só nos resta esperar.

  2. elen on 14 de janeiro de 2014 às 21:16

    Essa tipo de coisa so acontece no governo de Luciano Duque .

    • kleyton on 15 de janeiro de 2014 às 13:56

      Pois é… A base de Arcoverde, Tupanatinga, Buíque, Pedra, Afogados da Ingazeira, Triunfo, Petrolândia, e outras mais, estão proooontas, fardamentos, o pessoal que foram selecionados estão todos treinados, enfim, tudo e todos prontos, mas só SERRA TALHADA que atrasa! Eeeeeeeita prefeitiiiiiin ruiiiiiim da gooooota esse de vocês, viu!? Orrr Naaaaannn …kkkkkkkkkkkkk

  3. BOLINHA on 15 de janeiro de 2014 às 6:45

    O SECRETÁRIO LUIZ AURELIANO MAL CHEGOU JÁ VIROU A FARINHA DO MESMO SACO, NUNCA ASSUMI A INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO MUNICIPAL SEMPRE TRANSFERINDO PARA OUTROS, MENOS QUE ATINJA A ALCOVA PETISTA.

    • kleyton on 15 de janeiro de 2014 às 14:03

      Verdade, verdadeira!! Esse secretário Já quer puxar o saco do prefeito aí, dizendo que a prefeitura está assumindo uma responsabilidade que é do estado. 300 metros de asfalto, ahhhhh… te pagou quanto pra tu defender ele, hein secretário Aureliano? Vai trabalhar e pressionar esse prefeito Vai trabalhar pra DUDU ir pelo menos pro segundo turno.

  4. PERGUNTAR NÃO OFENDE on 15 de janeiro de 2014 às 8:42

    ISSO AI É A INVEJA DOS “BOCAS PRETAS” QUE ACOMPANHA SEBA. FEITO ESSA BABONA DE BOLINHA EU JÁ SEI QUEM É VOCÊ QUASE SEMPRE SE CRUZAMOS NA RUA. BABONA FRUSTADA.

    • BOLINHA on 15 de janeiro de 2014 às 14:54

      TENHO CERTEZA QUE NÃO NOS CRUZAMOS, VOCÊ NÃO RESISTIRIA MENINA BABULINA PERGUNTAR NÃO OFENDE, TU SALTARIA EM MEUS BRAÇOS. XÔ FRANGA DE TERREIRO, NAM!

  5. Arcoverde on 15 de janeiro de 2014 às 13:49

    Quero agradecer em nome de toda a equipe de selecionados do SAMU de Arcoverde, ao FAROL DE NOTÍCIAS, que vem se destacando sempre em prol da população Serra Talhadense e todos nós aqui de Arcoverde e região, que acompanhamos de longe todas as matérias, já que não podemos está aí para ver, mas temos seus olhos aí. Muito obrigado mais uma vez e pedimos só mais duas coisas, PROCURE O SECRETÁRIO DE SAÚDE daí e tome nota se essa regulação vai ser inaugurada mesmo ou não, e quando, e mais uma coisa, tirem fotos atualizadas da base, da regulação, por favor, para vermos a realidade daqui. Ficaremos agradecidos mais uma vez a vocês! PARABÉNS, PESSOAL, pela competência!!

  6. jeneildo on 15 de janeiro de 2014 às 13:50

    sei que por enquanto fica mais de 1.039,733 hab.(IBGE 2013) sem atendimentos, infelizmente não tenho a porcentagem de acidentes e mortes ocorridas nas cidades da região que sera atendida pela REGULAÇÃO DE SERRA TALHADA como : serra talhada , Araripina , Arcoverde, ouricuri, salgueiro, Bodocó ,afogados da ingazeira, custodia , sertania, são Jose do Belmonte, são Jose do Egito, Exu, Ipubi, Ibimirim, trindade, tabira, flores, inajá, Parnamirim, Carnaíba, buique,pedra, venturosa e outras cidades que ficam a merce da BOA VONTADE DOS POLÍTICOS DE SERRA TALHADA era melhor que essa REGULAÇÃO fosse para ARCOVERDE a base ja esta pronta .

    • kleyton on 15 de janeiro de 2014 às 14:06

      E a nossa equipe já treinada e já em faze de entrega de fardamentos.

  7. César on 15 de janeiro de 2014 às 15:56

    Esses de arcoverde que ficam falando como se os caras do SAMU daqui fossem o culpado do prefeito fraco daqui não cumprir com o que prometeu,eles querem tanto isso quanto vocês,venham aqui e invadam a prefeitura,esguele o prefeito que garanto que os daqui vão ajudar,povo besta,parece menino brigando por cidade,”a minha é melhor que a sua…”,se unam e tentem resolver a parada!!!

    • Kleyton on 16 de janeiro de 2014 às 20:01

      Acho que está equivocado, pois não pomos e nunca poderíamos pôr a culpa nos candidatos e selecionados daí, pois não depende nada de vocês ou dos selecionados, criticamos esse prefeito de nada que vocês tem, porque se ele tivesse o caráter e a coragem de assumir e trabalhar para a obra sair, sairia sim. Não estamos aqui dizendo que nossa equipe é a melhor e que nossa cidade também seja a melhor, apenas estamos querendo colocar que se a obra da regulação tivesse sido em nossa cidade, já estaríamos atuando, com certeza, porque temos uma prefeita séria, dedicada e trabalhadora. Diferente desse prefeito daí. SÓ DESEJO A ELE UMA COISA, QUE ELE VENHA A PRECISAR DE UM SOCORRO E NÃO TENHA, AÍ SIM ELE VERÁ A PRECISÃO DAQUELES QUE O ELEGERAM!Cria vergonha prefeito, faz o que tu promete, não fosse homem de dizer aos jornais e veículos de comunicação que iria inaugurar dia 24 deste?? Pois veremos tua palavra

  8. G. on 15 de janeiro de 2014 às 17:43

    Isso, pra mim, não passa de má vontade política. Sim, má vontade política! Desde agosto que nós aguardamos para começar a trabalhar e sempre empurram a batata quente para os outros. Nunca assumem os seus erros. Acho que se a cidade de Serra Talhada se propôs a ser a Central de Regulação do SAMU da região teria que ter, no mínimo, um planejamento traçado para estabelecer prazos e metas. Mas nada disso foi feito. O que já era pra ter sido inaugurado há muito tempo, não passa de lamúrias de gestores políticos municipais para tentar justificar os atrasos ocorridos nas obras. Agora, com mais essa desculpa da construção da “estrada de acesso”, não ficarei surpreso se esse prazo for estendido até março ou abril. Isso é uma vergonha pro governo municipal de Serra Talhada devido a incompetência de planejar e gerir obras de grande impacto; a sociedade e a região é que ficam a mercê da sorte de não necessitarem desse importante serviço.

  9. EU FALO MESMO! ACHOU RUIM? on 17 de janeiro de 2014 às 13:12

    É ….E VÃO… HOME.. HOME.. HOME

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *