Em conversa com o FAROL, o ambientalista e pesquisador Homembom Magalhães, afirma que um dos motivos da formação da onda de calor que vem assolando Serra Talhada é a devastação da vegetação na zona urbana da cidade. Segundo ele, com o crescimento do município e a consequente pavimentação de ruas e construção de imóveis, árvores estão sendo derrubadas sem replantio algum ou política pública adequada, apesar da cidade possuir uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Homembom Magalhães alerta também para o perigo de Serra Talhada se tornar numa ilha de calor. Este fenômeno advém da grande concentração de edificações ocasionando diversas alterações na paisagem natural.

Nesta quarta-feira (22), a APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu alerta de baixa umidade do ar em três municípios pernambucanos. Além de Serra, Cabrobó, Petrolina e Ouricuri foram citadas.

AMBIENTALISTA BONZINHO MAGALHÃES TEME QUE SERRA TALHADA VIRE UMA ILHA DE CALOR: "ESTÃO DESMATANDO SEM REPLANTAR"
AMBIENTALISTA BONZINHO MAGALHÃES TEME QUE SERRA TALHADA VIRE UMA ILHA DE CALOR: “ESTÃO DESMATANDO SEM REPLANTAR”

Foi verificado, neste início de semana, que a capital do xaxado atingiu um nível abaixo de 20% de umidade, considerado alarmante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%. Por conta disso, a APAC recomenda suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechado e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

“Ao longo dos anos, estão substituindo as árvores por concreto e cimento em Serra Talhada, então a tendência é aumentar o calor mesmo. Esse aquecimento é real, o desmatamento na caatinga influencia, e por isso está se formando em uma ilha de calor na cidade, porque as árvores que foram tiradas não foram replantadas, dois professores da Uast (Unidade Acadêmica de Serra Talhada) fizeram um inventário de todas as árvores existentes em Serra Talhada nos últimos 2 anos, e de lá para cá não foi plantada nenhuma”, alertou Bonzinho Magalhães.

Na última enquete produzida pelo FAROL, semana passada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi considerada a menos atuante entre as novas pastas criadas pelo prefeito Luciano Duque, que indicou o advogado e ex-vereador Euclides Ferraz para assumi-la.