A toda ação corresponde uma reação. O ditado encontra boa aplicação no território político-eleitoral e pode render capítulos emocionantes em 2012. A demonstração de que os ânimos irão “esquentar” nos próximos meses foi dada na tarde dessa terça-feira (8), quando a secretária de Saúde de Serra Talhada e primeira-dama, Socorro Brito, resolveu rebater críticas disparadas pelo deputado Sebastião Oliveira (PR) contra a gestão de Carlos Evandro (PR).

O deputado teria dito que a Capital do Xaxado vem recebendo bastante dinheiro para ser investido em áreas de baixa e média complexidade, mas ainda mantém uma estrutura de saúde precária. O parlamentar citou como exemplo de atraso o sistema de marcação de consultas e a “existência de enormes filas para atendimento.” Aproveitando a oportunidade em uma rádio local, Socorro Brito devolveu: “O deputado trabalha com suposições. Só diz eu acho, eu acho… Ele está desinformado quanto a realidade de Serra Talhada. Ele poderia ajudar muito o Hospam (Hospital Agamenom Magalhães) trazendo mais médicos para a nossa cidade”, sugeriu.

Segundo Socorro Brito, após a gestão de Carlos Evandro, houve avanço significiativo na saúde de Serra Talhada. “Iremos, inclusive, realizar uma audiência pública no final deste mês para prestarmos contas dos investimentos realizados”, anunciou , dizendo que a maioria do dinheiro que recebe é repassada às clínicas e casas de saúdes conveniadas. “E, em breve, vamos fazer mais um grande investimento na saúde de Serra Talhada”, frisou.

Contra-ataque 

Ao saber da opinião da Secretária de Saúde, Sebastião Oliveira ironizou as palavras de Socorro Brito quanto aos investimentos anunciados. “Se eu tivesse R$ 750 mil por mês a mais no orçamento eu faria uma verdadeira revolução com esse dinheiro. Mandaria remédios para hipertensos e diabéticos pelos Correios, via Sedex”. Quanto à existência, segundo o deputado, de “enormes filas onde pessoas têm que chegar de madrugada para serem atendidas”, resumiu a secretária de Saúde: “Não existe esta prática em nossa cidade”.