Atualizada às 21h17

Agora está confirmado. Serra Talhada terá seu primeiro curso de medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE) a partir de fevereiro de 2013. O anúncio partiu do reitor da UPE, Carlos Calado e do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja, no final da manhã desta sexta-feira (1), em Recife, durante a Feira de Oportunidades da UPE (Fenaupe).

Incrédulo diante de tantas promessas, o FAROL DE NOTÍCIAS foi até a Capital pernambucana para conferir de perto o teor do anúncio. No evento, estavam os deputados Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira, que comemoraram a notícia.

Na ocasião, um edital para contratação de 97 professores, 50 técnicos administrativos e 107 profissionais de saúde foi lançado para atender novos e antigos cursos da UPE no interior e Capital. “Com essa ampliação, vamos passar de 44 cursos, para 58, levando educação para os quatro cantos do Estado”, destacou o reitor da UPE.  O secretário Marcelino Granja adiantou que a aulas da faculdade de medicina de Serra Talhada deverão acontecer em instalações de outros centros de ensino da cidade.

Os possíveis locais são a FIS, a FAFOPST ou o prédio do Colégio Imaculada Conceição. As futuras instalações da UPE em Serra Talhada, segundo o secretário, serão construídas em três anos. De acordo o reitor Carlos Calado, o vestibular acontecerá em novembro com a abertura de 20 vagas.

Protesto

Estudantes de medicina da UPE de Garanhus também viajaram até Recife e aproveitaram para protestar por melhorias no curso. Eles levaram cartazes, faixas e apitos e denunciaram que estão sem professores, sem hospital-escola, sem laboratórios e sem livros. Alguns  até desistiram do curso diante da falta de estrutura.

“O Estado já abriu licitação para adquirir laboratórios, livros e a construção dos prédios  das faculdades de medicina de Garanhuns e Serra Talhada. Tenho certeza de que os problemas verificados em Garanhuns não irão acontecer no campus de Serra Talhada”, garantiu Marcelino Granja.

Deputados comemoram

Durante o anúncio de garantia do curso de medicina da Capital do Xaxado, os deputados Sebastião e Inocêncio Oliveira comemoraram. “Esta é mais uma certeza do Governo do Estado para nossa cidade. A faculdade de medicina vai fazer de filho de agricultor e de pegador de boi se transformar em doutor. Estou ciente das dificuldades no começo, mas deu-se o primeiro passo. As aulas já começam em fevereiro”, festejou Sebastião Oliveira.

O deputado Inocêncio Oliveira reconheceu a falta de estrutura da cidade para acolher um curso de medicina, mas ponderou: “Esse curso irá atrair a infraestrutura necessária para o município, como o Instituto de Medicina Legal (IML), estamos felizes porque é mais um empreendimento para a nossa querida cidade”, disse. A UPE lançará o edital do vestibular 2013 no dia 6 de junho. As provas vão acontecer nos dias 9 e 10 de dezembro.