são jose

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA/ FAROL

A classe política de Serra Talhada costuma alardear  que a cidade é o 4º polo médico do Estado, mas não conseguiu impedir o fechamento do Pronto Socorro São José, que funcionava no centro de Serra Talhada há 56 anos. O centro de saúde atendia principalmente pacientes  do Sistema Único de Saúde (SUS) e vinha passando por uma crise financeira há anos. O fechamento do hospital foi alvo de debates na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) nessa segunda-feira (11).

“Foi uma perda muito grande para cidade provocando a demissão de mais de 100 funcionários. Quantas vidas foram salvas no Pronto Socorro São José que agora se encontra de portas fechadas?”, questionou o vereador Manoel Enfermeiro, que já prestou serviços para unidade. Segundo o vereador, a crise financeira estava sem controle. “Estive reunido com os proprietários e eles me informaram que recebiam cerca de R$ 17 mil do SUS e tinham uma despesa mensal na ordem de R$ 60 mil”, disse o vereador em tom de revolta.

Veja também:   Cresceu quantidade de uniões homoafetivas e de divórcios

Desde o ano passado informações davam conta que o Pronto Socorro São José não iria resistir à crise. Uma das saídas que chegou a ser discutida com o então secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Filgueira, era transformar o espaço em hospital-escola para os alunos do curso de medicina da Universidade de Pernambuco. Nada saiu do papel. “Fechou as portas de cadeado. Estou muito triste e é muito duro ver este cenário”, finalizou Manoel Enfermeiro.

são jose 2

são jose 3