O historiador e pesquisador do cangaço, Anildomá Wilams de Souza (Domá), coordenador da Fundação Cabras de Lampião (FCLST) de Serra Talhada, fez duras críticas às propostas anunciadas pelo prefeiturável Sebastião Oliveira (PR) em seu guia eleitoral dessa quarta-feira (12). O candidato prometeu realizar uma encenação permanente sobre a vida de Virgolino Ferreira (Lampião) e criar um parque temático no cume da Serra Talhada, às margens da BR-232.

“Esta encenação já existe e quem promoveu foi a Fundação Cabras de Lampião, em julho passado. Foi um grande sucesso. O candidato sequer passou por lá”, disse o pesquisador. Segundo Anildomá Souza, a proposta de realizar este espetáculo na serra, que seria transformada em parque temático, vai de encontro as leis ambientais. “Ele não está se preocupando com o impacto ambiental naquele patrimônio. Duvido que isso aconteça porque será uma agressão ao patrimônio natural. Eu não concordo com esta idéia”, reforçou.

Indignado, Domá afirmou que em 2004, no clube campestre o Batukão, o candidato Sebastião Oliveira assumiu o compromisso de público com a Fundação Cabras de Lampião de buscar recursos para encenação de um espetáculo ao ar livre sobre Lampião. “E nada aconteceu. E digo mais: este projeto não é do candidato mas da Casa da Cultura de Serra Talhada. Não é uma idéia da cabeça dele”, rebateu Anildomá Souza.