cachorroPela primeira vez a Prefeitura de Serra Talhada admitiu que há um número alto de cães com leishmaniose na capital do xaxado. Segundo dados da Secretaria de Saúde, pelo menos 31 cães já foram sacrificados com autorização dos seus proprietários. Apesar das constatações e da grande quantidade de animais soltos pelas ruas, a Secretaria de Saúde emitiu nota, neste final de semana, descartando um surto de leishmaniose. O secretário-adjunto, Aron Lourenço, preferiu culpar o crescimento desordenado da cidade e a presença de cães da zona rural na zona urbana.

“Também o avanço das construções urbanas em áreas rurais, com o crescimento de bairros como o Ipsep e AABB, criaram condições para o aparecimento do “mosquito palha” que em contato com animais infectados, transmitiram a doença, mas já fizemos todo levantamento e estamos atuando”, informa Aron.

De acordo com Lourenço, a grande quantidade de animais nas ruas chamou  a atenção da Vigilância Sanitária que logo entrou em ação. “Repito, não há necessidade de alarme, não existe surto e temos tudo sobre controle. Trabalhamos obedecendo todos os critérios do Ministério da Saúde e, embora a Leishmaniose seja uma doença negligenciada em todo mundo, aqui em Serra Talhada não estamos negligenciando”, garante ele.