DSC_0208

Fotos: Alejandro García/FAROL e Polícia Civil

Mais de 5 mil cartões de programas sociais ligados ao governo federal foram encontrados pela Polícia Civil jogados em um terreno baldio localizado atrás do cemitério de Serra Talhada na manhã dessa quarta-feira (29). Segundo informações da delegacia local, há possibilidade de os cartões serem oriundos de um grande esquema de fraude existente na cidade, onde participariam beneficiários assistidos por programas governamentais. Além de cartões para a retirada de aposentadorias, foram encontrados do Bolsa Família e outros.

“Todos os objetos estavam picotados. Nós conseguimos encontrar por meio de denúncia anônima e vamos encaminhar o caso à Polícia Federal, já que os cartões são todos federais e o recipiente em que estavam era da Caixa Econômica”, comentou o comissário de polícia Cornélio Pedro, em conversa com o FAROL. Incinerar é o procedimento padrão utilizado pelas agências bancárias em casos de descarte de cartões de programas sociais.

“Tem alguma coisa estranha nessa história. Essa é a primeira ocorrência onde encontramos tamanha quantidade e que estão cortados. O que dificulta até a ação da polícia na hora de juntar os nomes dos beneficiários”, reforçou o comissário Cornélio Pedro. Ele informou que a polícia já entrou em contato com a Caixa Econômica de Serra Talhada, a qual negou que o descarte irregular tenha partido da agência.

Em casos registrados na Delegacia, cartões de beneficiários já foram apreendidos em denúncias de confisco por conta de dívidas. “Nestes casos, o cartões servem como uma espécie de garantia de pagamento para determinadas ações de cobrança com juros, por exemplo”, detalhou Cornélio Pedro, reforçando: “no mínimo deve ter fraude neste novo caso aqui”. O caso foi comunicado à sede da Polícia Federal em Salgueiro.

DSC_0209018