eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Imagine que fosse oferecido a cada brasileiro a oportunidade de se mudar do Brasil para um outro país, onde tudo de errado que existe aqui como regra, lá, seja exceção. Esta, essencialmente, sob a ótica do desenvolvimento, é a grande diferença entre um país desenvolvido e o Brasil.

Diante de uma proposta tentadora desta, sugeria alguns questionamentos. Qual o idioma deste país? Qual a sua cultura? Qual a sua culinária? O que faço com as coisas que aprendi a amar no Brasil?

Meu país é continental, tem belezas por todos os lugares, tem uma das maiores reservas de água doce do mundo, uma das maiores florestas, tem um dos maiores potenciais de energia limpa, somos um dos maiores produtores de alimento do mundo.

Nossa seleção é a que tem mais títulos mundial, nosso setor produtivo nos coloca como sétima economia do mundo, temos uma extensa costa marítima, temos uma das maiores reservas de petróleo e de vários minerais do mundo.

E minha casa que adquiri com tanto sacrifício, meu sonho de viver feliz no meu país, meus amigos, meu trabalho, minha história, minha nacionalidade, lá serei um estrangeiro, parece, é, e soa estranho.

Vamos nos mudar do Brasil, de Pernambuco, de Serra Talhada? Vamos, mas vamos fazer isto sem abrir mão de nada que amamos, sem sair do lugar em que vivemos dignamente, enquanto outros por viverem de forma oportunista e impunes, o estragam.

Não, não somos todos iguais, como eles divulgam e querem que pensemos para se perpetuarem no poder, se fôssemos, nem o Brasil, nem Pernambuco, nem Serra Talhada seriam o que são, seriam sim, o retrato da vida deles antes de se tornarem políticos, vamos fazer isto mudando aqueles que fazem todos estes lugares que amamos, serem, como são.

Vamos se mudar, do Brasil, de Pernambuco e de Serra Talhada, sem sair de nenhum deles, vamos sair, mudando nossa forma de vê e fazer política, mudando nossa tolerância e até conivência, com quem necessita administrá-los apenas para mudarem as suas próprias vidas.

Sem esta mudança de cultura, de comportamento, não adianta se mudar do Brasil, pois se todos formos para um mesmo lugar, levaremos ele conosco, pois o Brasil, Pernambuco e Serra Talhada, acima de tudo, somos nós que neles vivemos.