eugênioPor Eugênio Marinho, empresário serratalhadense

Eu lhe convido para juntos fecharmos os olhos e fazermos uma viagem na linha do tempo, vamos ao passado, vamos a um longíquo passado. Pronto, chegamos, pode abrir os olhos. Meu Deus! O que aconteceu aqui? Calma, estamos numa noite de um dia do passado onde só existia a luz do sol e a única claridade possível fora da presença dela era através de fogueiras. A noite, a escuridão prevalecia, era quase que total.

Vamos continuar nossa viagem, vamos seguir no sentido do nosso presente. Abra os olhos novamente, chegamos. Meu Deus! O que fez mudar tanto a realidade que acabamos de ver na nossa primeira parada? Alguém, a quem provavelmente a grande maioria chamava de sonhador ou até mesmo louco, acreditou que tudo poderia ser como nunca foi. Estamos também diante de uma noite, agora, sobre a iluminação trazida pela inovação da energia elétrica.

Estas mudanças sempre ocorreram nesta estrada em que nos encontramos, a linha do tempo, algumas vezes promovidas por uma pessoa, outras vezes por toda uma sociedade. Assim, foi que vários países abandonaram o caos em que viviam e se tornaram civilizados. Aliás, são estes fatos que me fazem crer que no Brasil, em Pernambuco ou em Serra Talhada, um dia, tudo pode ser como nunca foi, depende de nós.

É triste, dia após dia, presenciarmos a realidade em que estamos inseridos. Nossa sociedade está doente, não há respeito, não há segurança, há poucos exemplos, sobram oportunistas e uma impunidade nunca vista alimenta tudo isto. Mudar esta realidade não é obra para uma única pessoa, embora ela precise ser única sob a ótica de acreditar, é obra a ser assumida por todos da sociedade que se sintam cansados de viver nesta hipocrisia reinante.

Que bom seria, se uma dia, os nossos descendentes pudessem fazer uma viagem destas e ficassem pasmos, sem entender mesmo, como conseguíamos viver na condição que vivemos. A geração que promover esta mudança terá dado um maior significado a sua existência. Sem criar a energia elétrica irá nos tirar da escuridão em que nos encontramos.

Tudo pode ser como nunca foi? Eu sempre acreditei que sim e isto mudou muito a minha vida e a de muitos que embarcaram comigo neste sonho, mas sem a maioria acreditar jamais mudará a nossa realidade enquanto sociedade