eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Serra Talhada está há 164 anos numa mesma estrada. Assim como o Brasil está há quinhentos e quinze anos nela. As suas marcas não deixam dúvida, ela é frequentemente percorrida. Não podemos dizer que ela só tenha defeitos, mas também não estamos nada satisfeitos com as imagens diárias que vemos nela.

Quando alguém nos pergunta onde moramos, ninguém descreve sua casa, sua rua ou seu bairro, a resposta é a mesma para todos, Serra Talhada. É verdade que diariamente, todos  travamos nossas lutas particulares, mas já passou da hora de entendermos que a batalha é a mesma.

Como se dedicar a minha luta particular sem descuidar da batalha? Tendo consciência que se você ganhar a sua luta e a batalha for perdida, sua vitória não prevalecerá, ao contrário, sucumbirá. Da mesma forma que um craque que fez uma partida impecável, dando dribles desconcertantes, fazendo vários gol de placa, perde, quando seu time perde.

É portanto necessário jogar sério, fazer a parte que nos cabe, dividir a bola, chutar ela para bem longe quando representar risco, mas é preciso também voltar para ajudar a defesa, estimular os companheiros, reclamar com equilíbrio das jogadas erradas e parabenizar com entusiasmo as certas. É preciso ser cidadão.

Acredito que o presente que Serra Talhada quer não esteja nas lojas, não custe um centavo, ela quer que sejamos mais cidadãos. Por vencermos nossas lutas particulares ela é a 2ª economia do sertão, a 15ª entre os 184 municípios de Pernambuco. Mas, estamos extremamente descuidados da batalha, descuidados da qualidade de vida da nossa cidade.

É preciso que cada um exerça a cidadania no sentido de cumprir com as suas obrigações e até além delas, ajudando naquilo que for possível, preservando o patrimônio público e zelando pela qualidade dos ocupantes de alguns dos nossos principais endereços, como, o da prefeitura, o da câmara de vereadores e o dos vinculados a justiça.

Escolhendo bem aqueles que cabem a nós escolhermos e usando estes escolhidos para cobrar das autoridades constituídas, não escolhidas por nós, comportamentos condizentes com suas atribuições. Assim, certamente, a prevalência seria de condutas que melhorariam a qualidade de vida da nossa cidade.

Em algum lugar do futuro de  Serra Talhada e do Brasil, inevitavelmente, duas estradas divergirão, espero que a grande maioria escolha a menos percorrida, a outra já sabemos que faz círculos em torno de uma realidade que diariamente lamentamos, será a chance de tudo um dia  ser diferente, muito melhor para todos.

Parabéns Serra Talhada