DUQUE E SEBÁ

Os dois adversários do último pleito municipal, Luciano Duque (PT) e Sebastião Oliveira (PR), mesmo estando em lados opostos, estão desenvolvendo táticas parecidas para definir os seus candidatos a deputado estadual. No entanto, a postura adotada pelo dois é extremamente controversa, pois os mesmo estão de forma (in)direta ‘escanteando’ os principais aliados na disputa realizada em 2012.

Sebastião Oliveira já declarou publicamente no ano passado (relembre) que o seu candidato a deputado estadual será Augusto César (PTB), porém, ainda não fez nenhum gesto que venha a ratificar a palavra dada anteriormente. Até o momento o republicano só realizou atos políticos que beneficiam o seu correligionário Rogério Leão (PR). Porém, é sempre bom lembrar que Augusto César teve que engolir um discurso histórico de oposição ao deputado Inocêncio Oliveira (PR) para poder apoiar Sebastião na campanha para prefeito.

Por outro lado, o prefeito Luciano Duque também já declarou que o seu candidato à Assembleia Legislativa é o ex-prefeito Carlos Evandro (PSB). Mas, apesar de toda a gratidão que têm pelo homem que o apoiou e lhe deu todas as garantias para que fosse eleito, o prefeito petista não moveu uma palha para que as contas do ex-prefeito fossem aprovadas.

Uma prova disso é que no dia em que seria votada as contas de Carlos Evandro – referentes ao exercício de 2008 – o prefeito foi para o Recife fazer uma visita a Inocêncio Oliveira, ironias a parte, foi Inocêncio que vetou o nome de Duque como candidato pelo PR à prefeitura. Ao mesmo tempo, o principal  cabo eleitoral de Luciano estava sozinho assistindo à sessão plenária da Câmara de Vereadores.

São por essas e por tantas outras, que Luciano e Sebastião são vistos por muitos eleitores como políticos que precisam remar muito para atingirem um patamar que os qualifiquem como grandes líderes, pois até agora não conseguiram imprimir um estilo próprio e ainda vivem pegando carona no legado de outras lideranças. Todavia, uma coisa é certa, os dois são indiscutivelmente fracos na arte de fazer política e em manter a palavra.

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!