Ari Amorim, assistente social, conselheiro de direito do COMDICAST e coordenador da Pastoral do Menor Diocesano e Regional NE II

Prezados faroleiros e interessados no assunto. Pra que desesperos e aborrecimentos. Com raras exceções de comentários melodramáticos desnecessários, que simplesmente possibilita a vestidura da máscara da indiferença com os reais problemas sociais de violações de direitos que nossas crianças e adolescentes estão sofrendo. Por que não fazemos um debate envolvendo a todos, buscarmos e apresentarmos soluções para esta situação amarga que estamos vendo em nosso município, a exemplo de crianças e adolescentes inseridos no mundo das drogas e vitimas da exploração sexual, pois é um problema de todos nós: famílias, governo e sociedade. As Minhas colocações na ultima matéria, foi a de oferecer a população esclarecimentos e informações a cerca da importância de se criar outro Conselho Tutelar em Serra Talhada.

Por outro lado, o estado democrático de direito nos garante o direito de poder opinar ou se expressar sobre qualquer assunto, em especial aqueles de interesse público. Prezado Fábio, a outra razão, é que sou conselheiro de direito e isso já me permite repassar o que acontece numa reunião do Conselho Municipal de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAST), que é aberta e portanto, de interesse da população. Prezado Daniel, quando falei de que a zona rural nunca foi assistida e você há de convir que na sua abrangência (plenitude) não, e quem melhor poderá nos dar essas informações são as pessoas que residem na zona rural. E certamente, dois conselhos irão ampliar os atendimentos com mais qualidades e eficiência, não achas? Então, não vamos desvirtuar o ponto mais importante. Isso os inimigos das crianças já estão fazendo. Quero ainda lembrar, com muita tranquilidade ao Conselheiro Fábio, que é um equivoco profundo dizer que: “De acordo com a nova lei, será criado um outro conselho tutelar em Serra Talhada apenas em 2015″.

Primeiro que Lei se refere? pois se estiver se referindo a Lei Federal de nº 12696 de 25 de julho de 2012, o equívoco continua, pois não foi para esse propósito que foi aprovada a referida lei. No mais, desculpe-me, mas você precisa ler mais. E por outro lado, a nova lei não fala de criação e sim de unificação em vista do processo eleitoral para a escolha dos membros do Conselho Tutelar. No entanto, a resolução nº 139 do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes – O CONANDA- ao baixar esta Resolução fala de maneira mais clara, como parâmetros da criação do Conselho Tutelar, no Artigo 3 e parágrafos 2º,3º e 4º. Por esse motivo, só o Município na pessoa jurídica do poder executivo é quem  tem a prerrogativa de criar um outro Conselho Tutelar com a efetiva participação do Conselho de Direitos, O COMDICAST.

A você que se esconde com codinome “timão” é lamentável que não possua uma identidade própria e com medo de um debate sincero e fundamentado esconde-se. No mais, não sou “atravessado…feito calango” pelo contrario transparente e muito educado, pois suas palavras são de baixo calão e sem nem um propósito de cidadania. Quero informar que tudo que disse é fundamentado com uma leitura técnica e social da realidade que vivem nossas crianças e adolescentes.

E como conselheiro e militante da causa da criança me dou o direito sagrado da livre expressão e a capacidade de opinar fundamento legal e respeitoso.
Quero Dizer a esta senhora ou senhorita Regina Karla, que nem um momento falei com falta de ética , pois não falei mal de nenhum dos meus ex-colegas conselheiros e muitos menos do órgão Conselho Tutelar. Apenas disse que há uma grande necessidade de se criar um outro Conselho Tutelar para atender melhor no Bairro do Bom Jesus e zona rural, pois pela dimensão geográfica, urbano e rural, um só conselho não atende plenamente as necessidades. E sim, dois conselhos que atuarão redistribuindo melhor as tarefas concernente ao artigo 136 do ECA.

E isso é falta de ética ou é impulsionar uma luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, fortalecendo desta forma a rede sócio- assistencial e todo sistema de garantia, a condição de dar toda atenção aos problemas emergentes de maus tratos, abuso e exploração sexual, drogas e evasão escolar.Vejam por exemplo, a importância de que em cada bairro haja um CRAS, porque não pode haver em todo o município dois conselhos tutelares?. Minha Cara, julgue com justiça e não condene por não compreender o assunto ou a opinião de outrem. E depois, suas informações estão profundamente equivocadas, porque ainda não foi criado o outro Conselho Tutelar e muito menos que será instalado só em 2015, você nunca leu a Lei 12696 de 25 de Março de 2012 , se leu interpretou muito mal e com excepcional desconhecimento. Em se tratando de alguém, não é nome de gente e que se esconde por traz de algo indecifrável que usa desse expediente para atacar no meio de uma cortina obscura de fumaça. Como já disse, referindo-me aos colegas, sei que eles e elas estão trabalhando com bastante precisão dentro das próprias limitações da função conselheira. Conforme o artigo 136 da Lei federal nº 8069/90. Do ECA. Obrigado a pessoa de Graça, você foi a única que entendeu do âmago da questão e relevância social de nossas crianças.

Temos que nos unir, e somar esforços para que nossas crianças sejam contempladas por um outro Conselho Tutelar, o qual precisa ser gestado pelo poder executivo e em seguida levado a Câmara de Vereadores e depois voltar para a sanção do Sr. Prefeito. Que no caso do atual, Dr. Carlos e do já eleito prefeito Sr. Luciano Duque, há uma grande disposição e sensibilização, ao contrario de alguns que sai do debate principal e passa para o ataque pessoal. Gente, não se trata de nos dividir pois é assim que os inimigos das crianças e adolescentes excluídas socialmente, desejam e já estão fazendo. Assim Como o prefeito atual e o eleito, o Poder Judiciário, o Ministério Público e o COMDICAST aprovam e querem um outro Conselho Tutelar em Serra Talhada, por estarem sensíveis as causas sociais que envolvem nossas crianças e adolescentes. Obrigado e desculpem pela a extensibilidade do texto.