Por Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

rio são franciscoÉ impressionante, quase inacreditável, imaginar que a nascente do rio São Francisco, lá na Serra da Canastra em Minas Gerais, tão frágil, tão singela, possa dar origem a grandiosidade apresentada por este rio. É frágil diante do todo, mas forte por definir a sua correta direção. Não é capaz de gerar um Watt de energia, mas gera bilhões deles ao longo do seu caminho até o mar.

É verdade que ao longo do seu leito recebe ajuda de vários afluentes, como o nosso rio Pajeú. Mas para onde iria o rio Pajeú se aquela pequena fonte não definisse a sua direção? Tão frágil, mas definindo caminhos.

Veja também:   Inscritos no CadÚnico ganham desconto de até 100% na energia

Um frágil homem, na África do Sul, mudou aquele país para sempre. Teria ele a mesma magia da nascente do São Francisco? Nelson Mandela, conseguiu o que parecia impossível. Frágil, foi forte como nenhum forte do seu país antes havia sido. Deu uma direção à África do Sul, tirando-a de uma guerra civil.

Nosso Brasil está frágil, cheio de antigos e graves problemas que só pioram e parecem não ter solução. Nessa direção, iremos desaguar num mar de incertezas. Precisamos de um brasileiro, que como a fonte do rio São Francisco ou Nelson Mandela, defina uma nova direção, nos faça desaguar num mar de esperança sobre o nosso futuro.

Veja também:   Pesquisa aponta redução de ataques a jornalistas em 2023

Se você não acreditar que isto é possível, achar que é uma utopia, eu até lhe entendo. O fato é que a nascente do São Francisco é real, a história de Nelson Mandela e a de tantos outros líderes mundiais, também. Quem sabe um dia não teremos um brasileiro, tão frágil aos olhos do sistema, dando origem a um forte Brasil…

A direção certa do Brasil não será definida apenas pela estratégia certa para a saúde, nem para a educação, nem para a segurança, nem para a infraestrutura, muito menos para a economia, elas são importantes, mas são apenas afluentes, a direção certa para o Brasil será definida pelo exemplo deste brasileiro, frágil por ser apenas um, forte, por liderar pelo exemplo milhões de nós na direção certa.

Veja também:   Empresário “sumido” por 2 dias foi orar: “Pensei que seria rápido”

Imaginariamente, seja um peixe, nade na direção contrária deste rio e ao chegar na sua fonte beba desta sabedoria, que faz coisas tão pequenas se tornarem tão grandes.