Goottemberg Mangueira é professor

É impressionante o quanto os políticos tratam com desprezo a educação no Brasil. As nossas escolas convivem com problemas ambientais e pedagógicos históricos que vão deixando o trabalho do educador cada vez mais fragilizado. Apesar de saberem que dela depende a construção de uma sociedade sólida, emancipada e mais produtiva, ignoram tudo que se deve fazer para que essa ação esperada por todos nós aconteça em sua plenitude e que efetivamente, nossos alunos adquiram habilidades e competências capazes de assegurá-los uma relação melhor com o mundo em que vivem e dessas, colherem os frutos da prosperidade, do amor e da justiça social.

É no mínimo cruel e penoso vermos toda uma geração de homens e mulheres que muitas vezes não sabe onde está nem para onde vai, em virtude da falta de perspectiva cada vez mais crescente nesse país de todos (os ricos). Nesse país em que um ministro da Justiça se torna um herói por simplesmente cumprir o seu papel. Se tivéssemos outra cultura, isso seria normal. Como pode uma nação se desenvolver do ponto de vista social se desprezam a educação? Instrumento fundamental para que o povo melhore a sua capacidade de julgar avaliar e decidir.

O Japão e a Alemanha foram totalmente destruídos na segunda guerra mundial, porém investiram pesado em educação e tecnologia e conseguiram sair da inópia social e econômica na qual se encontravam. A situação da Coréia do Sul na década de 1960, no que se refere à educação era no mesmo período basicamente igual a do Brasil. Os dois amargavam um índice de analfabetismo de 35%. Contudo, hoje, a Coréia atingiu um nível de evolução que dificilmente, com os caras de pau, hipócritas e demagogos que temos na política, iremos atingir.

“Nesse país em que um ministro da Justiça se torna um herói por simplesmente cumprir o seu papel. Se tivéssemos outra cultura, isso seria normal. Como pode uma nação se desenvolver do ponto de vista social se desprezam a educação?”

Ao contrário do que fizeram esses países, os nossos governantes empreendem um esforço mitológico para mediocrizar as condições de produção de ensino, sucatear as nossas escolas, enfraquecer o processo educativo e empurrar para baixo o ânimo dos professores. Educação no Brasil, definitivamente, não é, nunca foi, nem será prioridade do Congresso, do Planalto, dos governadores e finalmente dos prefeitos e vereadores.

O planalto no momento, entre outras coisas de interesse político, está ligado nos seus novos 171 cargos criados pelo Congresso para abrigar os aliados do governo na Sedene e na Sudeco, enquanto que o PT se ocupa em defender seus corruptos perante a sociedade, incitando o povo a se manifestar contra as decisões do STF (SupremoTribunal Federal) que condenou o chefe dos mensaleiros José Dirceu a 10 anos e 6 meses de prisão que, aliás, foi uma pena branda, levando em consideração o que “assaltaram do Brasil, sem falar das multas que também deveriam ser maiores.

Petistas ainda querem evitar que a ex- secretária de Dilma, Rosemary (a mulher que sabe de tudo) deponha na CPI (Operação Porto Seguro da Polícia Federal) contra o homem que não sabe de nada: Lula A propósito, parabéns aliados do governo no Congresso e ao próprio governo pela grande demonstração de “respeito” para com a sociedade brasileira. Tome-lhe chicote no lombo do povo. Que desgraça de país é esse? Essas figuras de princípios éticos e morais caricatos, têm mesmo é um grande interesse de engrossar o caldo da ignorância e criar comunidades falidas, sem constituição crítico-ideológica e previsíveis em suas atitudes.

“O planalto no momento, entre outras coisas de interesse político, está ligado nos seus novos 171 cargos criados pelo Congresso para abrigar os aliados do governo na Sedene e na Sudeco, enquanto que o PT se ocupa em defender seus corruptos perante a sociedade, incitando o povo a se manifestar contra as decisões do STF”

A grande máquina promotora do fracasso social funciona a todo vapor e com uma estrutura infalível: a do Estado. Sem educação de qualidade os terrenos tornam-se cada vez mais férteis para o maquiavelismo político lançar suas sementes e multiplicar o vazio ágeno da ignorância que inibe o pensamento que planeja e a vontade que executa. Diante desse descaso para com a educação e muita corrupção correndo frouxa em todas as esferas dos governos, faço um apelo ao prefeito eleito Luciano Duque: trilhe um caminho diferente do que acontece em alguns municípios do estado e olhe, mas olhe mesmo com carinho para a nossa educação. Não aja demagogicamente, valorize o professor, mas valorize de verdade, sem aquelas conversas enganosas que fazem parte do discurso mentiroso da maioria dos políticos do nosso país.