paulo césarPor Paulo César Gomes, professor e escritor serra-talhadense

Segundo a jornalista, Sheila Borges, do Jornal do Commércio, titular da coluna Pinga Fogo, o deputado Sebastião Oliveira (PR) era uma bolinha vermelha no governo Eduardo Campos (PSB), ou seja, tinha dificuldades para cumprir as metas estabelecidas para a sua pasta, a Secretaria Estadual de Transportes. Após não ser incluindo na equipe do governo de Eduardo para o segundo mandato, o deputado republicano voltará a ocupar novamente a Secretaria de Transportes no governo Paulo Câmara (PSB).

O desafio de Sebastião agora é bem maior do que as dos tempos dourados de Eduardo Campos – que na época contou com o apoio do ex-presidente Lula para a liberação de verbas e de obras para o estado-, agora o PSB estadual, assim como o nacional, é oposição ao governo federal, e não conta com um interlocutor de peso entre o futuro governador e a presidente Dilma Rousseff (PT).

Veja também:   Confira a previsão para todos os signos deste sábado (19)

Além do desafio político, Sebastião terá que lidar com a falta de estrutura de uma secretaria sucateada e inoperante, que não foi capaz de recuperar a maior parte das rodovias estaduais, e as que foram, passam por manutenção a cada três meses, já que os materiais usados nas obras parecem ser de péssima qualidade. Ao contrário do quadriênio 2007/10, o céu não estará de brigadeiro para Sebastião Oliveira.

Por outro lado, o deputado estará perdendo uma ótima oportunidade de se qualificar como uma grande liderança sertaneja ao optar por não assumir o mandato na Câmara dos Deputados, principalmente em um período em que os olhos da nação estão voltados para Brasília. Sem contar que a cidade acaba sendo prejudicada, já que o candidato a deputado federal do prefeito, Pedro Eugênio (PT), não se reelegeu, e os demais candidatos não conseguiram votação expressiva na cidade ou não possuem veículos políticos importantes que os façam brigar por questões importantes da cidade.

Veja também:   Lideranças dos caminhoneiros dizem que aviso foi dado e preparam novos protestos

Para Sebastião Oliveira – o deputado federal mais votado da história de Serra Talhada – restará provar que não será a bolinha vermelha do governo Paulo Câmara, que não é o forasteiro que os adversários os descrevem e que não irá somente direcionar os seus esforços em realização de eventos festivos. Que dessa vez cumprirá a risca a cartilha de Eduardo Campos que diz que têm que “botar a máquina pra moer” em benefício dos mais pobres.

Um Feliz Natal a dos os (as) amigos (as) faroleiros e faroleiras!

Veja também:   Rua às escuras e população com medo em ST