Após um mês do veredito soberano das urnas, que  consagrou a vitória do petista Luciano Duque, o candiato derrotado Sebastião Oliveira (PR) mergulhou num silêncio sepulcral. Sebá pouco fala, fugiu das entrevistas e sequer fez circular um carro de som nas ruas, agradecendo a expressiva votação. Durante a campanha eleitoral o deputado contribuiu para um grande debate sobre o futuro de Serra Talhada. Ausentar-se, agora; seria atestar que tudo não passava de estratégia política de campanha. “A máquina vai moer para os mais pobres. Temos que discutir a pauta do povo.” foram algumas das expressões mais utilizadas por Sebá, durante toda a campanha.

È importante notar que, expurgando do seu grupo político os que acreditam no quanto pior, melhor; o deputado Sebastião Oliveira pode se tornar um grande ícone das oposições. Digo isto porque o deputado Augusto César (PTB), que historicamente teve este papel, perdeu toda a credibilidade de levantar a voz e tornou-se mais um coadjuvante. Como já demonstrou que tem autonomia de pensamento e ação diante o cacique Inocêncio Oliveira, Sebastião ainda tem a credibilidade necessária para levantar a voz.

A história também é escrita com a tinta dos derrotados. Um exemplo vem do ex-presidente Lula, que após tres derrotas consecutivas, alcançou seus objetivos. Por diversas vezes, escutei o deputado pregar a famosa pauta do povo com a autoridade que lhe foi delegada pelo próprio povo. Entretanto, não sabemos, ainda, qual foi o papel do deputado Sebá com relação à alocação de emendas para Serra Talhada, na Lei Orçamentária 2013. A depender da sua postura, na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), vai ficar mais claro se a pauta do povo era apenas mais uma retórica de campanha, ou se, de fato, Sebastião Oliveira quer contribuir para a cidade fazendo uma oposição com responsabilidade. Afinal, a história mostrou, nestas eleições, que quem vai às ruas com um microfone na mão com o desejo ácido de atacar as pessoas, acaba recebendo o troco e o triste recado da derrota. Não acredito que este seja o destino do deputado Sebastião Oliveira.