paulo césarPor Paulo César Gomes, Professor e escritor serra-talhadense

O mundo da politica é recheado de ironias, algumas delas chegam a ser cômicas ao mesmo tempo em que são trágicas. Umas dessas tragicomédias têm como personagem principal o nosso ilustre prefeito Luciano Duque (PT), que iniciou a sua campanha de marketing em 2011 – ainda com filiado do PR – com o slogan “EDUQUE”. Uma simples palavra que parecia anunciar a cara do governo do neopetista.

Mas, não é que o slogan estava certo! Uma prova disso são os fatos noticiados no FAROL, nessa semana, envolvendo a educação do município – que infelizmente é uma das piores do alto Pajeú segundo os números do IDEB. A primeira parece ser uma realidade em várias escolas do município, conforme imagens mostradas pelo Farol das precárias condições em que funciona o Grupo Escolar José Rufino Alves, que entre outras coisas, já teve turma que teve que assistir aulas em três locais diferentes somente esse ano, isso por que até agora o governo municipal não fez a prometida ampliação do Grupo Escolar.

A segunda situação revela as quantas andam o modelo de planejamento administrativo do governo Luciano Duque, a tal badalado “choque de gestão”. Pela primeira vez na história da educação municipal o calendário escolar teve que ser reduzido em uma semana porque segundas as informações extraoficiais, a prefeitura não tem dinheiro para pagar os motoristas que transportam os estudantes da zona rural.  O que leva Serra Talhada a ser um dos únicos municípios de Pernambuco e do Nordeste a não cumprir os 200 dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação. Um verdadeiro retrocesso para uma educação que já extremamente questionada.

Soma-se a esse cenário desolador, os comentários de que a falta de dinheiro motivou a demissão de várias professoras e merendeiras contratadas, e muitos diretores já não estão dando expediente porque estão sem receber salários há mais de dois meses.  Para muitos esse momento da gestão Duque parece mais fim de governo. O estranho é que no ano de 2013, o prefeito alegava que não fazia as coisas porque tinha que pagar contas deixadas pelo seu ex-padrinho e ex-prefeito Carlos Evandro (PSB). No entanto, para essa as receitas aumentaram graças aos reajustes de praticamente todos os impostos, a exemplo do ISS e do IPTU, que chegou as mais de 300%.

A solução para esse governo está escondida no emblemático slogan “EDUQUE”! Pois tudo leva a crer que o prefeito vai ter que se “educar” para poder tornar a “educação” de Serra Talhada um exemplo para outros municípios. Bem como melhorar a sua cambaleante gestão, que nada!… nada!…nada!…. E não sai do lugar!