eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Ambos ocupam o mesmo corpo. São expressões diferentes da mesma alma. Juntos, convivem como criança, adolescente ou adulto e simultaneamente, ocupam as mais diversas posições na sociedade, de um anônimo cidadão ao presidente da república.

Têm uma relação conflituosa, enquanto o Nós, fortalece o Eu, o Eu, enfraquece o Nós. É tanto que a forma mais conhecida de se tentar vencer uma batalha, é a de inspiração maquiavélica, dividir os inimigos, o Nós como eles se intitulam, em vários Eus.

Muitos Eus brasileiros, cuja cidadania ainda estão na fase embrionária, só viram Nós, quando são diretamente atingidos. Enquanto isto não ocorre, a atitude dominante deles é: Eu tenho uma boa renda; Eu moro bem; Eu como bem; Eu tenho acesso a uma boa saúde; a uma boa escola; Eu não quero me envolver.

Veja também:   Moradora ameaça mover ação judicial contra Compesa

O Eu, pode ser apartidário, pode ser do PT, do PSDB, do PSB, do PR, do PDT, do PTB, pode ser membro de um partido político qualquer. Nós, brasileiros que ganhamos a vida honestamente, sofremos com os mesmos problemas do nosso Brasil, independente da opção política do nosso Eu.

O Eu, já viu seu candidato ganhar e perder uma eleição. Nós, vemos diariamente a saúde pública, a segurança e a educação piorarem. Hoje, Nós, já não nos sentimos seguros nem deitado no sofá de nossas próprias casas, mas este fato ainda não é suficiente para despertar em vários, Eu brasileiros, a necessidade de se levantar dele e brigar de forma coletiva, ordeira, indo para as ruas pela nossa cidadania. Mantida a nossa realidade, um dia, Nós, talvez tenhamos que ir às ruas, expulsos de nossas casas pela omissão de não ter ido a elas antes.

Veja também:   OPINIÃO: A teimosia tarda mas não falha

Por cinco vezes o Brasil mostrou ao mundo, através do esporte, que vários Eus brasileiros, jogadores e comissão técnica da nossa seleção, souberam com competência e obediência as regras existentes fazer prevalecer o Nós. Os Eus brasileiros, que fizeram esta conquista passarão, mas nossos descendentes jamais deixarão de ser penta campeões.

Todo Eu, vive em busca de um outro Eu, para chamar de Nós e ser feliz. Que bom que eles se encontrassem nas ruas deste país, para formar um Nós, de milhões de brasileiros dizendo numa só voz: Basta, não aguentamos mais sermos roubados. Queremos uma justiça independente e eficiente.

Veja também:   OPINIÃO: O deputado Romário fez gol de placa em favor da cidadania e educação

Eu e Nós, são nossos eternos candidatos, aqueles em quem votamos diariamente com nossas atitudes, enquanto o só o Eu vencer, Nós todos perderemos.