duquePor Ivanildo Salvador de Melo, morador de Serra Talhada

Há muito tempo a Festa de Setembro de Serra Talhada perdeu a sua magia! Veio o progresso e ele trouxe incrustado os bons tempos que espaço algum é capaz de resgatar! Tempos em que aguardávamos ver a Praça Sérgio Magalhães com seu vai-e-vem de pessoas, aquele pequeno espaço do outro lado da Praça, onde ficavam os parques. Daquele tempo onde tudo era tão simples: brinquedos, espingarda de “seta”, bola de “assopro”. A temida roda-gigante, o polvo, era tudo tão simples…mas tão fascinante! Aquela sensação; sou mais du k  tu! Tu tens coragem? Coragem de ver a mulher virando macaco? Era tudo tão simples e tão real! Tudo tão mal feito, mas com efeito devastador!

Chegávamos em casa e a cabeça sempre a delirar: é espelho mágico…aquilo não pode ser real! Eu vi. Eu vi a mulher virar macaco diante dos meus olhos! Quem nunca pensou no mesmo que eu? Depois, a cidade cresceu. A praça não comportava mais tanta coisa. Vamos modificar….Que tal os parques irem pra a rua dos Correios? Faz sentido, afinal, tudo era ali , um ao lado do outro! Mas, não!

Há coisas que de tão simples não devemos  alterar! Há coisas que nasceram pra ser rudimentar. De repente, estávamos todos nós, lá! Todos nós pensando: que tempo desperdiçado. O presente se desprendeu do passado! Aquela praça não comportava mais nada; afinal, o tempo passou e a cidade evoluiu. E tudo mudou, mas a mudança não foi pra melhor. A busca por outros passos e por que não espaço? De repente, vejo que o que faltava não era espaço, e sim adequação.
Hoje, infelizmente, vejo um tempo perdido. Sem se encontrar. Não sou político. Tenho as minhas ideologias, mas essas são retidas. Como cidadão, vejo que Serra Talhada está entregue ao Deus dará! É uma pena ter que dizer isso, mas acho que até o próprio comandante não sabe o que fazer. Está perdido, isolado dele mesmo. Sem noção de qual será o seu próximo passo. No fundo, no fundo ,ele sabe que tenho razão e ele não sabe o que fazer. Duque é apenas vítima da inexperiência dele próprio, assim como tantos outros!

Penso assim, por não acreditar na maldade que todo ser humano trás dentro de si. Não é possível que alguém na qual tantas pessoas depositaram sua confiança, de repente, perde-se em um espaço de tempo tão curto, põe todo um legado herdado a perder. Pior do que herdar um legado, é saber que não saberás como mantê-lo.
Essa programação da Festa de Setembro, todas as programações, todas as festividades, da mais simples, a mais importante, tudo se resume em uma só palavra: FRACASSO. A palavra que resume toda essa administração, não só se tratando em comemorações, infelizmente!

Tenho certeza de que o atual prefeito sabe que foi um erro ele está ocupando um cargo que nem ele esperava ocupar, mas diferentemente, viu-se obrigado. Como eu falei, não tenho candidato. Quem me conhece sabe das minhas ideologias, aliás, sabe que não tenho ideologia alguma, mas nem por isso, deixo de saber o que é melhor para o meu Brasil, para o meu Estado, mesmo sabendo que nada, que ninguém mudará o que está aí. Infelizmente, o nosso país entrou num círculo que, para quebrá-lo, temos de recomeçar do zero, do nada. E para isso, quem tem terá de perder e…para se perder, alguém terá de pagar, infelizmente.