Duque 1Num ato de autoavaliação, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), admitiu que está abaixo da média durante a sua gestão nestes quase dois anos. Falando à rádio Cultura FM, na manhã desta quinta-feira (20), o gestor disse que merece nota 5 e que possui maturidade para reconhecer que “a gente não acertou em tudo” e nem conseguiu “imprimir uma marca de gestão”, obtendo um resultado medíocre até o momento. No entanto, segundo Duque, uma melhora será possível a partir de 2015. Luciano também criticou o sub-financiamento de programas do governo federal administrados pelo seu partido, o PT.

“Tudo que a gente disse em praça pública que íamos fazer, a gente está fazendo, talvez não tenhamos atingido, pelo menos, 70% das metas que a gente projetou. Se eu fosse dar uma nota ao nosso governo hoje, eu diria que a gente está no meio do caminho, e temos nota cinco. Estamos construindo e mostrando à população que é possível fazer mudança. A mudança causa constrangimentos, gera insatisfações, gera o contraditório, não é fácil governar”, declarou Duque, alegando que assumiu o governo diante de uma grande crise nacional e internacional.

“O período que eu assumi o mandato estávamos diante uma crise no país, há uma redução da atividade econômica, o governo que faço parte e defendo, por sua vez, tem dificultado a vida dos municípios por conta de uma crise internacional. Os municípios vivem um momento de muita dificuldade. O grande problema não é o FPM, são os programas que o governo federal criou”, lamentou Luciano, criticando as políticas de gestão do seu próprio partido.

“Se tem um programa de saúde da família, por exemplo, que era financiado no início 80% pelo governo federal, hoje, num gasto de quase R$ 40 mil, você tem R$ 9 mil que o governo manda (para os municípios). Agora imagine o impacto disso numa cidade como Serra Talhada: impacta no custo de atendimentos, de custo de medicamentos, de exames, ou seja, o governo não oferece o recurso em contrapartida. Isso é para a educação, para a saúde… Isso é para todos os programas”, disparou Duque, concluindo a crítica à gestão do seu partido:

“Estamos vivenciando um momento muito difícil que é o sub-financiamento dos programas de atendimento à população, esse é o grande problema, nesse modelo que está aí, as prefeituras vão ser levadas à falência”. Indiretamente, o prefeito põe em xeque mais uma vez o discurso de que teria aberto uma”estrada” de investimentos até Brasília em favor de Serra Talhada. Curiosamente, Luciano também repetiu essa mesma lamentação em 2013, apostando num 2014 mais promissor.