A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) resolveu entrar de vez no debate sobre a competência de atribuições em serviços de saúde pública na Capital do Xaxado. A iniciativa se deu após a votação de um projeto de lei da prefeitura, que pede a contratação de médicos ortopedistas para atendimentos em postos de saúde da cidade. No entanto, a polêmica gira em torno da responsabilidade pelo atendimento.

Dessa discussão, surgiu a proposta de convocação da secretária de Saúde Socorro Brito e do diretor da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Clóvis Carvalho, à Casa Legislaltiva, para dar explicações. A convocação partiu do vereador Zé Raimundo Filho (PTB). “Não dá mais para a população ficar neste jogo de empurra-empurra. Um diz que os paciente irão ser atendidos no Hospam (Hospital Agamenon Magalhães), outro diz que será através da Secretaria de Saúde do município”, explanou Zé Raimundo.

VEREADOR QUER COLOCAR FRENTE A FRENTE ESTADO E MUNICÍPIO

Ele relata o caso de uma senhora que está com o braço quebrado há cerca de 15 dias e não consegue fazer cirurgia por conta dessa indefinição. “Essa senhora é moradora do bairro Cachichola, seu estado piora a cada dia e não tem atendimento. Queremos então colocar, frente a frente, Socorro Brito e o Dr. Clóvis para saber quem realmente faz o quê nessa história”, acrescentou.

Zé Raimundo recebeu apoio de todos os vereadores na convocação e foi aparteado pelo oposicionista Márcio Oliveira. “Vou votar favorável a este projeto de contratação dos médicos ortopedistas, mas este encontro (entre Socorro e Clóvis) é fundamental para se esclarecer muitas dúvidas para a população”, ratificou.

A idéia de Zé Raimundo é que, após o encontro, a Câmara emita uma nota nos meios de comunicação da cidade informando sobre a quem, de fato, compete o atendimento ortopédico na cidade: ou à Secretaria de Saúde do município ou ao Governo do Estado. “Vamos entrar em contato com os dois gestores e ver a possibilidade de fazer este encontro ainda nesta semana”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Agenor de Melo Lima.