serrinha 5Fotos tiradas no início da semana evidenciam o baixo nível da barragem 

Imagens enviada por leitores ao Farol

Dezenas de moradores residentes às margens da Barragem de Serrinha, na zona rural de Serra Talhada, estão revoltados com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e denunciam que o órgão está promovendo um desperdício de água sem precedentes. De acordo com os moradores, as duas comportas do lago estão abertas há várias semanas e o volume de água caiu muito, ao ponto de colocar em risco a sobrevivência de cerca de 30 famílias que residem no assentamento Virgulino Ferreira, no entorno da barragem.

“A água já esta com mau cheiro e pela quantidade que está descendo para Floresta, corre o risco de logo logo ficarmos sem água pra o consumo e agricultura. Precisamos que o Dnocs providencie a liberação mínima, enquanto houver seca. A revolta é grande”, disse Ronaldo Ferreira, que tem familiares residindo em Serrinha. Segundo ele, na manhã desta quinta-feira (22) centenas de camarões apareceram mortos às margens de Serrinha. “O oxigênio está sumindo”.

GEDSC DIGITAL CAMERADesperdício em Serrinha continua / Foto: Alejandro García

Segundo ele, a comunidade planeja fazer um protesto no próximo dia 31, caso o Dnocs não tome providências de diminuir a vazão de água desperdiçada.

“Se ninguém resolver nós vamos fechar as comportas por nossa conta. Vamos diminuir a vazão. Não dá para esperar que uma barragem com mais de 300 milhões de metros cúbicos  se acabe de vez”, reforçou Ferreira. A reportagem do FAROL ligou para o Dnocs, mas não conseguiu conversar com o gerente regional.

serrinha 4

serrinha 3