Faltando 15 dias para expirar o prazo de realização das convenções partidárias, apenas o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ainda não oficializou seu ato. Por conta disso, especula-se, mais uma vez nos bastidores da política local, que o PTB está blefando com a candidatura de Fonseca Carvalho e que, tanto ele, como o líder da legenda, Augusto César, no fim das contas, irão baixar a cabeça e se render ao ardiloso tentáculo do PR, de Sebá e Inocêncio Oliveira.

O FAROL consultou o cartório eleitoral da cidade, que confirmou o registro das convenções do Partido da República para o dia 30, na escola Solidônio Leite – e do Partido dos Trabalhadores (PT), também no dia 30 – na quadra poliesportiva Egídio Torres de Carvalho. “Por enquanto, só existem estes registros. O PTB, de fato, ainda não oficializou sua convenção”, confirmou Ivaneide Maria da Silva, que atua na coordenação do cartório eleitoral.

Por enquanto, o PTB só conta com o apoio do PDT, do empresário Adelmo Rodrigues, que já demonstrou simpatia pela candidatura de Sebastião. Soma-se às especulações, o fato de os trabalhistas sequer terem iniciado as conversações sobre quem seria o vice de Fonseca e o silêncio do partido quando o assunto é plano de governo. Um certeza já se tem, pelo menos: seria algo inédito na política local Augusto e Inocêncio do mesmo lado, no mesmo palanque. Eles que divergiram politicamente por mais de 20 anos. Inclusive, nos tribunais.

A falta de definição da convenção partidária também tem provocado intranquilidade entre os pré-candidatos a vereadores que precisam definir os tipos e formatos de coligação.