dilma e aecioSegundo maior colégio eleitoral do País com 15,2 milhões de eleitores ou 10,67% do total, Minas Gerais está sendo considerado um dos principais palcos nesta disputa de segundo turno dos presidenciáveis do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, Aécio Neves.

Primeiro por causa do simbolismo – ambos nasceram no Estado -, segundo porque, de acordo com analistas políticos, para conquistar a Presidência da República será preciso garantir a vitória também em Minas.

No primeiro turno, Dilma Rousseff ganhou de Aécio no Estado por uma diferença de cerca de 400 mil votos. A petista teve 43,48% dos votos válidos e o tucano, 39,75%. A importância do Estado levou lideranças do PT e do PSDB a se empenhar nesta reta final para conquistar o eleitor mineiro. Tanto Aécio como Dilma devem passar por Minas no último dia antes do pleito.

Depois de pedir a bênção no Santuário da Piedade, em Caeté, na segunda-feira (20), o candidato do PSDB cumprirá outro ritual: visitará o túmulo do avô, Tancredo Neves, em São João Del Rey na manhã de sábado (25). Já Dilma fará uma caminhada por Belo Horizonte. Nesta semana, o tucano também passou por Belo Horizonte e a petista esteve em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Além de reforçar a presença dos candidatos no Estado, as estratégicas incluem a mobilização de lideranças nos municípios e a distribuição de material de campanha, com cabos eleitorais nas ruas e panfletagem, e até telefonemas e posts em redes sociais. Em paralelo à campanha oficial, surgiram em Belo Horizonte muros pichados e materiais apócrifos com críticas aos dois concorrentes.

( Do Blog da Folha )