DSC_0241

A primeira noite do espetáculo o Massacre de Angico: a morte de Lampião atraiu milhares de pessoas ao pátio da Estação do Forró, no bairro São Cristóvão, nessa quarta-feira (23). Apesar de começar com atraso de mais de uma hora, por conta de problemas técnicos, a peça ao ar livre, considerada a maior do Sertão pernambucano, não deixou a desejar e trouxe a novidade da ressurreição, tal qual Jesus Cristo, do cangaceiro mais conhecido do país. A peça continua em cartaz na noite desta quinta e segue até o dia 27, no próximo domingo.

O ressurgimento de Lampião após ser assassinado trás consigo a intenção simbólica de lembrar que o nome do cangaceiro ficou ainda mais forte após a sua morte, e que a estética do cangaço e as histórias sobre Virgolino Ferreira permanecem vivas e pujantes até os dias de hoje. Atualmente, Lampião é um dos personagens mais estudados e conhecidos no Brasil. No espetáculo, a reaparição dele surpreendeu.

“Oxe, foi uma surpresa danada quando o homem voltou, mas eu gostei”, disse a dona de casa Maria Efigênia Gomes, 37 anos. “Oxente, e é Jesus?… Ressuscitou?!”, exclamou admirada a dona Terezinha de Jesus, 67, que acompanhava de olhos arregalados. “Gostei… Ficou muito bom, principalmente porque assim se pode dar a mensagem final, e deixar no ar a questão se Lampião morreu mesmo ou não lá em Angicos”,  analisou Evandro Lopes, estudante de 22 anos.

Em 2014, O  Massacre de Angicos, que tem a direção do renomado José Pimentel e texto do escritor serratalhadense e pesquisador do cangaço Anildomá de Souza, manteve basicamente o roteiro, cenários e efeitos das edições passadas. Essa é a terceira. Mesmo assim conseguiu prender a atenção da multidão, que lotou o pátio e aplaudiu de pé a iniciativa. Uma outra novidade foi a tradução simultânea em libras do espetáculo produzido pela Fundação Cabras Lampião.

Confira algumas fotos do repórter Alejandro Garcia/Farol

DSC_0348

Lampião, representado pelo ator Karl Marx, renasce dos mortos tal qual Jesus Cristo

DSC_0306DSC_0317IMG_2639b

DSC_0334DSC_0243