DSC_0348

Cena do espetáculo em que Lampião renasce dos mortos

Um dos principais chamativos de público para assistir ao espetáculo O Massacre de Angicos será, de fato, a ressurreição do cangaceiro Lampião. A peça estreou em Serra Talhada na noite dessa quarta-feira (23) causando polêmica. Afinal, o cangaceiro renasce dos mortos como um espécie de semi-deus de cartucheira lembrando muito a Paixão de Cristo, em que Jesus também vence a morte e aparece para seus discípulos dias após ser crucificado.

No caso de Serra Talhada, Lampião surge aos cangaceiros após ser decapitado. Para o autor da peça, Anildomá Willams, a cena é polêmica, mas necessária para fazer lembrar o legado histórico que deixou o Rei do Cangaço para todo o Brasil.

“Sabíamos que a cena final poderia gerar alguma polêmica, mas, de certa forma era isso mesmo que queríamos, afinal um mito se constrói a partir do imaginário popular e, no imaginário popular, desde que foi anunciado a morte de Virgolino, que cantadores e cordelistas nas feiras de todo nordeste anunciavam ao contrário, a prova é que até hoje se discute se Lampião morreu mesmo ou não naquele episódio. Lampião se transformou em lenda, deixando para os sertanejos uma mensagem de esperança e de luta”, explicou Anildomá Willans.

domáAutor da peça diz que sabia da polêmica sobre a ressurreição de Lampião

Para Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião se fazia necessário encerrar com a mensagem de vitória e cidadania. “Nosso povo é carente de autoestima e esse é um momento propício para isso. Queremos sim, mostrar o que aconteceu e o que levou ao aparecimento do cangaceiro Lampião, produto de uma sociedade desigual, mas queremos mostrar também os progressos, as vitórias e tudo quanto já foi conseguido em favor do nosso povo”, declarou.

O Espetáculo o Massacre de Angicos – A Morte de Lampião faz parte hoje do calendário turístico de Serra Talhada e de Pernambuco e é o maior espetáculo ao ar livre sobre cangaço no Brasil, está em cartaz até o próximo dia 27 (domingo). Segundo a Fundação Cabras de Lampião, são esperados cerca de 50 mil espectadores nesta temporada.

Com informações da Agência Papiro