Quando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou o programa “Mais Médicos”, em Julho, o Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Gildázio Moura, estava em Brasília formalizando alguns convênios. Por isso, Afogados foi um dos primeiros municípios a assinar o termo de adesão ao programa.  

Além disso, o Prefeito José Patriota sempre foi um entusiástico defensor do programa como forma de qualificar o atendimento à saúde da população. Não é à toa que Afogados já recebeu, desde Julho, cinco médicos Cubanos – mais um deve chegar em breve. São as médicas Licett Rosa Chang, Mirta Leyva, Liliam Inez González, Mônica Lorenzo Peña e o mais recente, o médico Yovannis Gonzáles Gomez.

Veja também:   bandidos arrombam casas e furtam dinheiro em ST

O Governo Federal paga o salário dos médicos e a Prefeitura paga os custos de alimentação e estadia da equipe. Na última quinta (19), o Prefeito inaugurou a “República Cubana”, residência dos médicos em Afogados da Ingazeira. O endereço é na Rua Luciano Barbosa de Araújo, nº 75, bairro Manoela Valadares, na casa onde antes funcionava a “Cia das Massas”. Os médicos Cubanos estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde do Borges, São Francisco e nas equipes de saúde volantes que atendem à zona rural.

Veja também:   Prefeito cobra do governo construção de casas populares

Segundo informações do Secretário Gildázio Moura, o médico recém-chegado, Yovannis González, começa a trabalhar na próxima segunda (23), na UBS – Mandacaru, passando a atender à população do centro da cidade. “Todos eles passaram, antes de iniciar o atendimento, por um período de adaptação, conhecendo a equipe, a estrutura das unidades de saúde, os bairros e as comunidades da zona rural. Além da cultura e das tradições da população sertaneja,” informou Gildázio. O objetivo da “República”, segundo Gildázio, é promover a integração e intercâmbio dos profissionais cubanos com a população em geral. Ontem, durante a inauguração, foi exibida uma mostra de fotografias sobre aspectos relevantes da arquitetura e história Cubanas.

Veja também:   José Patriota recebe prêmio da Astur

O Presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Martins, esteve presente e elogiou o programa “Mais Médicos”. O Prefeito José Patriota deu as boas vindas ao novo médico cubano e inaugurou oficialmente a “República”. “Estamos começando a colher os frutos do trabalho que iniciamos em Janeiro. O Mais Médicos tem sido decisivo para o fortalecimento de uma atenção básica com mais qualidade, humanidade e acolhimento. Com eles trabalhando 40 horas semanais, estamos podendo atender mais e melhor a nossa população,” afirmou Patriota antes de descerrar a placa de inauguração.