corrida eleitoralFAROL com Diário de PE

Em listão divulgado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), neste início de semana, pelo menos sete candidatos que buscam votos em Serra Talhada aparecem entre os mais competitivos e com grandes chances de se elegerem na Câmara Federal. Entre eles estão Sebastião Oliveira (PR), Marinaldo Rosendo (PSB), Gonzaga Patriota (PSB), Pedro Eugênio (PT), Fernando Ferro (PT), Zeca Cavalcanti (PTB) e Fernando Filho (PSB). Todos tem procurado manter cabos eleitorais na capital do xaxado. A maioria também já visitou o município para participar de atos oficiais de campanha como porta a porta e carreatas.

Segundo o Diap, a coligação que apóia a candidatura de Paulo Câmara (PSB) pode fazer de 17 a 19 deputados federais, enquanto a de Armando Monteiro Neto (PTB) elegerá de 6 a 8. Jarbas Vasconcelos (PMDB), Fernando Ferro (PT), Daniel Coelho (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) são alguns dos nomes mais cotados para se elegerem, conforme o estudo, mas há também algumas surpresas na lista (veja quadro abaixo).

Criado há 31 anos, com sede em Brasília, o Diap é hoje uma entidade respeitada por todos os partidos e a única que acompanha passo a passo a atuação de deputados e senadores no parlamento. Há 21 anos elabora uma conceituada lista na qual todo deputado e senador quer entrar: a dos 100 parlamentares mais influentes do país. O trabalho, no entanto, é apenas uma estimativa que enumera os candidatos mais competitivos e levou em conta também fatores que favorecem o sucesso na disputa para federal, como ter sido prefeito de grandes centros ou estar concorrendo à reeleição.

Na projeção do Diap sobre a montagem das bancadas federais de todos os estados, em Pernambuco são 170 candidatos, para 25 vagas. Os nomes dos candidatos com mais chances de serem eleitos foram escolhidos a partir de consulta a jornalistas, parlamentares, pesquisas eleitorais e especialistas, informa o instituto, em sua página na internet (www.diap.org.br).

Candidatos competitivos
em Pernambuco

DEM

Deve eleger um nome.
Mais cotado: Mendonça Filho

PCdoB
Deve eleger de um a dois nomes.
Mais cotados: Carlos Eduardo Cadoca e Luciana Santos

PDT
Deve eleger um nome.
Mais cotado: Wolney Queiroz

PP
Deve eleger de dois a três nomes
Mais cotados: Eduardo da Fonte, Roberto Teixeira, Vilalba e Fernando Monteiro

PR
Deve eleger de um a dois nomes.
Mais cotados: Anderson Ferreira e Sebastião Oliveira.

PSB
Deve eleger de quatro a seis nomes.
Mais cotados: Danilo Cabral, Fernando Coelho Filho, Gonzaga Patriota, Pastor Eurico, Severino de Souza Silva (Ninho), Marinaldo Rosendo, João Fernando Coutinho, Tadeu Alencar, Felipe Carreras.

PSC
Deve eleger um nome.
Mais cotado: Silvio Costa

PSD
Deve eleger um nome.
Mais cotado: Andre de Paula

PSDB

Deve eleger dois a três nomes.
Mais cotados: Bruno Araújo, Daniel Coelho e Betinho Gomes.

PT
Deve eleger de dois a três nomes.
Mais cotados: Fernando Ferro, Pedro Eugênio, João da Costa, Mozart Sales, Dilson Peixoto

PTB
Deve eleger de dois a três nomes.
Mais cotados: Jorge Côrte Real, Adalberto Cavalcanti, Ricardo Teobaldo, Josenildo Sinesio, Zeca Cavalcanti.

SDD
Deve eleger um nome.
Mais cotado: Augusto Coutinho.

PSL

Pode eleger um nome.
Mais cotado: Moisés Francisco da Silva

PMDB
Deve eleger um nome.
Mais cotado: Jarbas Vasconcelos

PPS

Pode eleger um nome.
Mais cotado: Raul Jungmann.

Pros
Pode eleger um nome.
Mais cotado: Gilson Lima.