manoel santos 1

Foto: Farol de Noticias

Morreu, nesta manhã de domingo, em São Paulo, vítima de câncer, o deputado serratalhadense Manoel Santos, 62 anos, da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele estava internado há mais de 40 dias em tratamento de saúde. Em seu lugar assume o suplente Manoel Botafogo, ex-prefeito de Carpina.

Manoel José dos Santos nasceu no dia 07 de abril de 1952, na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Negro e agricultor familiar, começou a trabalhar na roça aos seis anos de idade, ingressou no movimento sindical aos vinte anos e possui como grau de instrução, o ensino fundamental. É casado e tem 4 filhos.

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

Iniciou o seu trabalho nos movimentos sociais como Agente Pastoral da Ação Católica Rural (ACR), entre 1973 e 1978. Nessa época, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (SRT). Já integrante ao movimento sindical, elegeu-se primeiro suplente do (STR) e, em seguida, assumiu a função de tesoureiro e, logo após, em 1981, chegou à presidência do órgão.

Em 1990, ocupa o cargo de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) e, entre 1993 e 1998 foi eleito ao cargo de presidente da entidade. Em seguida, no período entre 1998 e 2009, ocupa a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, que é a maior confederação de trabalhadores rurais da América Latina e uma das maiores do mundo.

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

Foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores – CUT e dirigente-fundador do Partido dos Trabalhadores – PT no Estado de Pernambuco. Envolvido com o PT, se destaca como um companheiro atuante junto às diversas lideranças do partido, sendo então convidado no ano de 2002, para contribuir com o Plano de Governo e ajudar o processo de transição.

Eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores – PT conquistou 42.347 votos com expressivo apoio das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco.

Blog do Magno