sebastiãoNo próximo dia 5 de agosto termina o prazo para as prefeituras se adequarem a Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e decreta, em definitivo, o fim dos lixões em todas as cidades brasileiras. A lei foi aprovada em 2010 e foi dado um prazo aos prefeitos para o cumprimento das normas. Como na maioria dos municípios, Serra Talhada não tomou as medidas necessárias para desativar o lixão localizado às margens da PE-390. A inércia acabou gerando críticas da bancada oposicionista.

“Durante a campanha eleitoral, em 2012, este assunto ( a desativação do lixão ) foi alvo de debates. Eu provoquei esta discussão e o prefeito garantiu que o assunto seria resolvido. Agora, o prefeito diz que não deu para cumprir uma lei federal. Ora, o prefeito parece que sofre de amnésia. Não resolveu e não cumpriu o prometido”, disparou o deputado Sebastião Oliveira (PR), em conversa com o FAROL, acrescentando que não se justifica a falta de ação do PT.

“Ele estava no governo desde 2010 quando a lei foi aprovada. Ele (Duque) era o vice-prefeito. Tinha que ter preparado um plano com antecedência para implantar um aterro sanitário em Serra Talhada”, reforçou ‘Sebá’.

Atento à gestão ambiental na Capital do Xaxado, Sebastião Oliveira garantiu que o fim do lixão estava inserido em seu plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Eu tive essa preocupação porque sabia da lei e já imaginava que haveria pressão para o cumprimento da mesma. Quem não se preparou vai ser punido. Eu sabia que essa exigência iria explodir”.