Foto: Alejandro García/Farol

Durante cerimônia de posse de 48 professores concursados da Aeset (Autarquia Educacional de Serra Talhada), o prefeito Luciano Duque (PT) se autoavaliou como um dos poucos da região que se esforçaram em promover concursos públicos no município. Duque fez questão de enfatizar que realizou certames idôneos, coisa que, segundo o gestor, não ocorreu na administração do ex-prefeito Carlos Evandro, do qual foi vice por oito anos.

O prefeito afirmou, no evento, que chegou a sofrer pressões pelo fato do concurso ter sido anulado sob suspeita de fraude. E se defendeu: “eu não era ordenador de despesas, era apenas o vice”. Luciano argumentou para uma plateia formada por professores, vereadores e secretários de governo na noite dessa sexta-feira (27), no auditório da Aeset.

prefeito Duque.1Prefeito Duque durante evento: “12 mil pessoas foram enganadas. Eu era apenas o vice”

“Na gestão anterior, o concurso foi anulado por ameaça de fraude e as pessoas foram enganadas e eu, como vice, fui cobrado, mesmo sem ser ordenador de despesas. Então aquilo me marcou muito, quando chegava nas casas das pessoas durante a campanha e ouvia: ‘cadê o dinheiro do meu concurso?’ Então, todos foram enganados, foram mais de 12 mil pessoas”, alfinetou Duque.

FIQUE POR DENTRO

Após anulação do concurso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) exigiu que o novo prefeito Luciano Duque realizasse o certame com urgência. Sob muita pressão, o concurso foi aplicado no final daquele ano, mas recebeu críticas por não abranger todas as vagas necessárias. Depois do resultado, o governo deflagrou uma série de editais para contratações temporárias. Algumas delas estão sendo contestadas na Justiça.

DSC_0051