DSC_0443

Fotos: Alejandro García/Farol

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu na manhã dessa terça-feira (02) o IX Encontro Regional de Direitos Homoafetivos em dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTs). Promotores de Justiça, estudantes e entidades representativas, como CDL e OAB estiveram reunidos entre as 8h e 12h na Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada (CMST).

O objetivo do encontro foi oportunizar o diálogo junto a sociedade e gestores públicos, a fim de promover o exercício dos direitos de cidadania, especialmente a livre orientação sexual e identidade de gênero. Os trabalhos foram coordenados pelos promotores Carolina Moura e Maxwell Vignoli de Recife, membros da Comissão de Direitos Homoafetivos do MPPE.

Os promotores de Serra Talhada Vandeci Souza Leite e Fabiano de Melo Pessoa também estiveram presentes. “Era preciso trazer a luz este termo tão debatido. Precisamos assegurar os diretos garantidos constitucionalmente”, disse Vandeci de Souza. Já Fabiano Pessoa enfatizou que a construção de um novo entendimento depende da união de todos. “Precisamos nos unir nestes diálogos para exterminar qualquer tipo de intolerância”.

Neste ano, já foram realizados encontros nos municípios de Caruaru (Agreste Central), Garanhuns (Agreste Meridional), Petrolina (Sertão do São Francisco) e Palmares (Zona da Mata Sul). Todos fazem parte da primeira ação da Comissão de Direito Homoafetivo do MPPE, que desde 2012 promove palestras e dinâmicas sobre a temática.

DSC_0446