vaqueirosFotos: Alejandro García / Farol

No desfile cívico deste 6 de maio, em Serra Talhada, o grupo de vaqueiros da Associação de Promotores de Pegas de Bois (Aproboi) fez uma bela homenagem ao saudoso deputado estadual, Manoel Santos, falecido no dia 19 de abril, vítima de câncer. As cinzas do deputado foram depositadas em sua propriedade na zona rural de Serra Talhada no dia 25 passado.

Diversos vaqueiros desfilaram pela rua Enock Ignácio de Oliveira montados em cavalos, trajando chapéu de couro e gibão e, na frente do pelotão, duas vaqueiras carregavam uma faixa em memória do parlamentar, enquanto Ivan Amorim, agricultor e  aboiador, desfilou cantando toadas em homenagem ao deputado.

Manoel Santos fazia questão de dizer que era agricultor e participava das missas de vaqueiros, pegas de boi, cavalgadas e vaquejadas quando estava no sertão. Após o desfile, a reportagem do FAROL conversou com Ivan Amorim, que faz parte da associação e vinha cantando toadas durante o desfile.

“Nosso amigo Manoel Santos sempre estava com a gente em cavalgadas, missa de vaqueiro, pega de boi, vaquejada. Ele era nosso amigo e sempre estava presente em todos os momentos, ajudando em tudo aquilo que a gente precisasse dele. Estamos fazendo essa pequena homenagem para a gente recordar do nosso amigo. O último evento que ele esteve junto foi no final do ano em Alberto Moura, na tradicional missa do vaqueiro aqui de Serra Talhada”, lembrou Amorim.

vaqueiros 2

 

vaqueiras 3

vaqueiras 4

vaqueiros 6