greve professoresO Governo do Estado de Pernambuco prometeu descontar os dias dos professores da rede estadual de ensino que aderirem à greve, deflagrada nesta sexta-feira (29). De acordo com a nota, esses profissionais também não serão beneficiados pela primeira parcela de aumento que está prevista para junho.

Além disso, como publicado nesta quinta-feira (28) no DOE, portaria conjunta entre as secretarias de Administração e Educação, a data da remuneração dos professores grevistas será postergada para o dia 05 do mês seguinte.

De acordo com a portaria, os professores temporários poderão ter seus contratos rescindidos. Já os servidores lotados nas escolas de Referência poderão ser removidos para a Gerência Regional a que estejam vinculados para posterior acomodação.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Educação do Estado, 69% das escolas estaduais da rede pública funcionaram normalmente no dia de hoje; 20% aderiram parcialmente à greve e 11%, totalmente.

Greve

A nova suspensão das atividades foi decidida durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Pernambuco (Sintepe) realizada no último dia 21 de maio.

A categoria reivindica o aumento de 13,1% para os quase 50 mil docentes. Na terça-feira (26), o Governo do Estado aprovou a primeira das três progressões automáticas previstas, somando 7,01% de aumento para os professores e 6,12% para analistas e quadro administrativo até o final do ano. No entanto, a proposta foi rejeitada pelo Sintepe.

( Do Jornal do Commercio )