DSC_0315

Fotos: Alejandro García/FAROL

Na manhã desta quarta-feira (20), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional de Serra Talhada realizou um protesto para cobrar rapidez da Justiça de Pernambuco em relação ao grande número de processos encalhados na Capital do Xaxado. O ato foi realizado em frente ao Fórum Estadual. Além de advogados, a mobilização contou com a presença de juízes, promotores, estudantes de Direito, vereadores e da população. Representantes de municípios vizinhos como Floresta e Flores também aderiram ao movimento.

O microfone estava aberto para o público, que não se intimidou e reclamou da demora nos procedimentos. “Não estamos culpando os juízes, não é isso. Só queremos a celeridade do processo. A demora cansa, frustra…”, disse a advogada Valquíria Martins. Entre as reclamações também se destacou a falta de juízes em Pernambuco e de mais servidores nos fóruns.

DSC_0216

Para o presidente da OAB de Serra Talhada, Esterffeson Nogueira, o ato foi satisfatório. “O ato foi um sucesso, um evento que realmente conseguiu unir representantes de diversas entidades, como a Câmara de Vereadores, a advocacia da região, a Defensoria Pública, o Ministério Público e a população. Fico muito feliz com a presença de todos. Esse é um ato não só dos advogados, mas de toda a sociedade, que precisa de uma justiça mais rápida, que satisfaça a todos, e também ao advogado. Superou as nossas expectativas, ficamos felizes com o número grande e seleto de colegas que abraçaram essa causa”, frisou.

Em um dos relatos, o servidor público Marcelo Martins cobrou, em nome da categoria ligada à Prefeitura de Serra Talhada, salários atrasados há 17 anos. Muitos entraram na Justiça pelo pagamento dos vencimentos, mas até hoje não receberam sequer um comunicado. “Isso é um absurdo e parabenizo o ato da OAB em cobrar mais velocidade da Justiça. A lentidão na análise de processos está estampada neste nosso caso que esperamos uma resposta da Justiça vai fazer 20 anos”, lamentou Marcelo Martins. Atualmente em Serra Talhada estão acumulados cerca de 17 mil processos, sendo 5 mil só na vara criminal.

DSC_0274DSC_0273PRESIDENTE DA OAB SERRA TALHADA, ESTEFFERSON NOGUEIRA, CONVOCOU O ATO EM FAVOR DA CELERIDADE NA JUSTIÇA DE SERRA TALHADA

DSC_0305DSC_0264-1DSC_0286DSC_0338