lixaoO prazo de agosto de 2014 estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei  12.305/2010, que estipula o fim dos lixões nos municípios, não tem como ser cumprida. A afirmação é de Paulo Ziulkoski presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), durante entrevista a Rádio Nacional, nesta sexta-feira (25). De acordo com Ziulkoski, a lei foi aprovada sem planejamento e sem levar em conta as dificuldades dos municípios.

Ainda durante a entrevista o presidente da CNM declarou que muitos prefeitos vão engrossar a lista dos ficha-suja e vão parar na cadeia, porque essas são algumas das penalidades previstas pela lei de crime ambiental.

“Quem votou deveria ter dito onde está o recurso para executar. Isso desrespeita o artigo 5.º da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na minha opinião, quem deveria parar no Ministério Público não são os prefeitos e sim quem aprovou esta lei”, disparou.

Em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) iniciou um planejamento para a desativação do lixão, localizada às margens da PE-390 desde o primeiro semestre do seu governo. Reuniões foram feitas com catadores de lixo que foram estimulados a deixarem o local para trabalhar em regime de cooperativa. Entretanto, passados 18 meses o cenário continua inalterado.

O prefeito Duque, que também é presidente do Consórcio de Prefeitos do Pajeú (CIMPAJEÚ), não conseguiu avançar com o debate entre os municípios consorciados.

FAROL com informações da CNM