luciano-duque-600x337Durante a campanha eleitoral de 2012, o então candidato a prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, colocou em seu plano de governo que o combate ao crack em Serra Talhada seria prioridade. Nas páginas 30 e 31  do plano, o prefeito prometeu criar um Serviço de Apoio e atendimento às Famílias de usuários de Crack e lançar o Programa Municipal Integrado de Combate ao Crack com abordagem multidisciplinar. Nada saiu do papel.

Nessa terça-feira (24), um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apontou que o consumo de crack em Pernambuco cresceu em 90% das cidades pernambucanas. No ranking, Serra Talhada encontra-se no rol das que detém níveis preocupantes no consumo da droga.

Além de Serra, aparecem as cidades de Ouricuri e Petrolândia, no Sertão, além de Pesqueira e Lajedo, no Agreste e Vitória do Santo Antão e Lajedo na Zona da Mata. O resultado da pesquisa bate, por exemplo, com as ocorrências registradas pela Polícia Militar.

Já virou rotina a apreensão de adolescentes consumidores de crack e até jovens que chefiam ‘bocas de fumo’ em Serra Talhada.

RESULTADOS PÍFIOS

A reportagem do FAROL entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André, que mostrou resultados pífios no combate ao crack. De acordo com André, apenas 20 famílias estão sendo atendidas neste momento no Centro de Atendimento a Usuários de Drogas (Caud).

E o pior. Ainda não foi criado o Plano Integrado para combater o consumo do crack. “Estamos tentando concluir o Plano Integrado de Combate ao Crack, hoje o mesmo encontra-se em discussão aqui na secretaria”, disse Josenildo André.