DR. VANDECI LEITE DISSE TER PROVAS DE ATOS ILÍCITOS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
DR. VANDECI LEITE DISSE TER PROVAS DE ATOS ILÍCITOS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO


          FOTOS: ALEJANDRO GARCIA / FAROL

Proprietários de boxes da Praça da Alimentação em Serra Talhada, além de representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores, se reuniram na manhã desta terça-feira (16) na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) onde se discutiu a recomendação do MPPE que proibiu a venda de bebidas alcoólicas desde essa segunda-feira (15).

Após quase três horas de debates, ficou permitido a venda de bebidas alcoólicas até o dia 30 de outubro, mas os permissionários terão que cumprir regras estabelecidas pela Prefeitura, sob o risco de perderem até o alvará de funcionamento. Entretanto, o promotor de Justiça, Vandeci de Souza Leite, reforçou que o combate às drogas e a prostituição no local irá continuar.

“Nessa segunda-feira foi achado drogas no banheiro feminino. Além disso, eu vi vídeo com pessoas praticando sexo no local. Tem pessoas ali (na Praça de Alimentação) que estão sob investigação”, disse o promotor, arrematando: “Os senhores sabem que tem adultos aliciando menores para levar clientes para os boxes?”.

De acordo com o promotor, a reunião tinha o objetivo de ouvir os reclames dos feirantes, mas que não seria dado trégua no combate à prostituição de menores no ambiente.”Não queremos prejudicar ninguém, mas a tranquilidade precisa ser devolvida ao espaço”, reforçou Souza Leite.

VEREADOR JOSÉ RAIMUNDO FEZ A DEFESA DOS COMERCIANTES, MAS COBROU FISCALIZAÇÃO POR PARTE DA PMST

FALHA DA PREFEITURA

Durante a reunião, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciana Magalhães, admitiu que a prefeitura falhou quanto a fiscalização na Praça de Alimentação. “Temos que atuar dentro da legislação, mas não queremos prejudicar ninguém. É uma falha do município”, admitiu.

A confissão acabou provocando uma reação do presidente da Câmara de Vereadores, José Raimundo Filho (PTB), que provocou o encontro. “Isso poderia ter sido evitado. A omissão e a não aplicação de penalidades prejudicou os próprios permissionários”, reforçou Raimundo.

ACORDO SERÁ FIRMADO

Após a conversa, o promotor avaliou o diálogo com os feirantes positivamente. “Sem dúvida alguma a receptividade dos permissionários dos boxes foi louvável. Eles tem a pretensão de conversar com o município e melhorar as condições no local. Espero depois a gente formalizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que todos assinem, de forma individual, e cumprir as exigências estabelecidas pelo Ministério Público e o Município”, disse Vandeci de Souza Leite, em conversa com o FAROL.

O comerciante Paulo César da Silva, proprietário do boxe 20 na Praça da Alimentação, também ficou satisfeito com o acordo selado. “Temos compromissos a serem quitados. A venda de bebidas, que representa cerca de 80% do faturamento, vai permitir honrar os pagamentos. Agora, vamos nos organizar e cumprir o estabelecido e organizar o local. Quem não se adequar vai estar fora”, disse Gomes.

GOVERNO ADMITIU TER RELAXADO QUANTO A PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
GOVERNO ADMITIU TER RELAXADO QUANTO A PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO