Farol de Notícias - Referência em Jornalismo de Serra Talhada e Região http://www.faroldenoticias.com.br/site Confira as notícias de Serra Talhada, política, saúde, educação, serviços, entretenimento. Sun, 19 Apr 2015 05:10:27 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.1.1 JOÃO FAZ TUDO: O autodidata que superou os desafios com fé e muita criatividade em SThttp://www.faroldenoticias.com.br/site/joao-faz-tudo-o-autodidata-que-superou-os-desafios-com-fe-e-muita-criatividade-em-st/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/joao-faz-tudo-o-autodidata-que-superou-os-desafios-com-fe-e-muita-criatividade-em-st/#comments Sat, 18 Apr 2015 20:40:46 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114402 joão

Por Paulo César Gomes, professor e colunista do Farol – Fotos: Alejandro Garcia / Farol

Quem chegar às margens da BR 232, nas proximidades do Posto São Cristovão, e perguntar por João Benedito de Souza, certamente terá dificuldades em encontra-lo. Porém, se ao invés de perguntar pelo nome, indagar pelo apelido de “João Faz Tudo”, de imediato será encaminhado à presença de um senhor bem humorado e de agradável conversa.

“Lá pelos meados da década de 60, uma bomba elétrica quebrou na cidade e ninguém sabia consertar, e a ai o meu chefe me chamou para que eu fosse olhar a máquina. Mesmo sem muito conhecimento acabei descobrindo o defeito e colocando a bomba para funcionar. Depois disso os colegas passaram a mim chamar pelo apelido, e toda vez que alguma máquina quebrava, sempre alguém se lembrava de chamar João, o que faz tudo”, sintetiza, explicando o apelido.

joão 2
Seu João é homem simples, aposentado e com 76 anos, ficou viúvo há poucos dias, mas mesmo com a tristeza da perda recente, carrega no olhar a leveza da alma típica dos homens sertanejos, que buscam na fé e na coragem, força para superar as adversidades.

Pai de seis filhos, três homens e três mulheres, e avô de nove netos. Ele foi funcionário da empresa responsável pela construção da BR 232, no início dos anos 1960, e em 1968 comprou a Oficina São João. Desde então desempenha com orgulho a função de lanterneiro, ofício que passou para os filhos.

João Faz Tudo é uma das figuras mais populares do bairro São Cristovão. Seu carisma e simplicidades são suas marcas principais, mas apesar disso, não esquece da raiva que sentiu da brincadeira de mau gosto feita por um certo cidadão, que certa vez disse: “É. quem faz tudo também é capaz de roubar!”, o comentário mexeu com os brios do aposentado, que com o passar dos anos procurou assimilar a ironia sem mágoas.

Nos últimos cinco anos Seu João Faz Tudo tem se dedicado a ampliação e a conservação da Capela da Cruz da Moça. “Enquanto vida eu tiver, vou cuidar e arrumar essa capela”, afirma o autodidata, que aprendeu a consertar máquinas elétricas e a óleo, fazendo sempre tudo bem feito, acreditando sempre nas pessoas e vivendo com fé e paixão.

joão 3

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/joao-faz-tudo-o-autodidata-que-superou-os-desafios-com-fe-e-muita-criatividade-em-st/feed/ 18
AUGUSTO: ‘As pessoas de bom senso de ST votariam no candidato do PTB em 2016′http://www.faroldenoticias.com.br/site/augusto-as-pessoas-de-bom-senso-de-st-votariam-no-candidato-do-ptb-em-2016/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/augusto-as-pessoas-de-bom-senso-de-st-votariam-no-candidato-do-ptb-em-2016/#comments Sat, 18 Apr 2015 16:53:28 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114401 AugustoO deputado Augusto César (PTB) voltou a exaltar a pessoa do médico Jared Carvalho, filiado ao PTB, como um “grande nome” que pode derrubar o prefeito Luciano Duque (PT) nas eleições de 2016. Falando a uma rádio local, esta semana, Augusto disse que os serratalhadenses que possuem “bom senso”, sem dúvida iriam fortalecer a candidatura do Partido Trabalhista, diante um forte desejo de renovação no executivo municipal.

Para César, Jared seria o mais preparado entre os pretensos candidatos. O problema é que o médico tem rejeitado os constantes convites da cúpula partidária, mesmo diante as declaradas mensagens de afeto e apreço por parte do deputado líder do PTB na cidade.

“Se Serra Talhada tivesse hoje um Jared Júnior candidato a prefeito, ele seria aclamado pela população, tenho convicção: por ser uma pessoa de boa índole, um profissional competente, de caráter extraordinário e, sobretudo, por ter zelo naquilo que faz. Tenho certeza que, nem eu, e nem as pessoas de bom senso de Serra Talhada deixariam de votar nele. Porque seria uma nova alternativa para Serra Talhada”, disse, justificando:

“Primeiro, não só pelo fato dele ser médico e fazer parte do meu partido, mas porque ele transmite uma grande segurança e é um nome que as pessoas tem sempre questionado no sentido de que seria um bom nome. Se eu fosse candidato a prefeito, eu retiraria qualquer pretensão minha para apoiá-lo, porque acho que ele é uma proposta nova e tem potencial para ajudar Serra Talhada”.

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/augusto-as-pessoas-de-bom-senso-de-st-votariam-no-candidato-do-ptb-em-2016/feed/ 10
Alianças malditas: Para Dantas, prefeito de ST vem cooptando oposição com dinheiro públicohttp://www.faroldenoticias.com.br/site/aliancas-malditas-para-dantas-prefeito-de-st-vem-cooptando-oposicao-com-dinheiro-publico/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/aliancas-malditas-para-dantas-prefeito-de-st-vem-cooptando-oposicao-com-dinheiro-publico/#comments Sat, 18 Apr 2015 16:30:07 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114395 Marquinhos versus duqueO trabalho de cooptação de oposicionistas por parte do prefeito Luciano Duque (PT) vem acontecendo com o uso do dinheiro público. Foi o que denunciou o pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Marquinhos Dantas (PP). Durante entrevista à rádio Vila Bela FM, nessa sexta-feira (18). O radialista elevou ainda mais o tom das críticas contra o gestor petista diante os anúncios de adesões ao governo.

“Eu escutei ele (Duque) dando uma entrevista, inclusive ele até sorria, com relação a essas alianças que vem fazendo com vereadores. Eu queria que caísse a ficha no ouvido do povo, para que entendesse que essas alianças funcionam assim: o cara chama o vereador, aí oferece uma secretaria ao vereador e quem paga essa secretaria somos nós. Então fazer articulação e aliança assim é muito bom, usando o nosso dinheiro. Aí diz assim: ‘eu vou trazer fulano pra o meu grupo’. Não! Você não está trazendo fulano, está pagando a ele com o dinheiro do povo para aderir a candidatura”, disse Dantas, cravando:

“Eu acho difícil um vereador desse chegar na casa das pessoas na época da campanha e dizer porque está com ele (Duque), porque eu estou andando pelos bairros e estou ouvindo o que o povo está dizendo”.

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/aliancas-malditas-para-dantas-prefeito-de-st-vem-cooptando-oposicao-com-dinheiro-publico/feed/ 26
2016: Escanteada no governo Duque, Tatiana monta articulações com o governo de PEhttp://www.faroldenoticias.com.br/site/2016-escanteada-no-governo-duque-monta-articulacoes-com-o-governo-do-estado/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/2016-escanteada-no-governo-duque-monta-articulacoes-com-o-governo-do-estado/#comments Sat, 18 Apr 2015 16:29:47 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114397 tatiana duarteEscanteada pelo próprio governo do qual faz parte, especialmente, após ser exonerada do cargo de secretária da Mulher, a vice-prefeita de Serra Talhada, Tatiana Duarte (PSC) vem buscando articular sozinha políticas em favor das mulheres da Capital do Xaxado. Com isso, ela cumpre a promessa de lutar em favor das serratalhadenses independente de assumir pasta na gestão municipal.

Falando à rádio Vila Bela FM, neste sábado (18), Duarte revelou que teve uma reunião com o secretário do Governo do Estado, Antônio Figueira, onde ratificou a necessidade de instalação de uma Delegacia da Mulher e um Hospital da Mulher na Capital do Xaxado. Tatiana disse ainda que o convite partiu do próprio governo de Pernambuco, onde também foram discutidas articulações políticas visando 2016.

“Recebi um convite para estar no Palácio (do Campos das Princesas), e foi um encontro muito positivo. Claro que a pauta na Delegacia da Mulher não poderia faltar. Essa discussão já estava bem encaminhada, então aproveitei esse convite com o secretário Antônio Figueira. Foi muito bem recebida, também com relação à demanda do Hospital da Mulher em Serra Talhada, teremos um número maior de parto, UTI, centro de diagnósticos, banco de leite e o que me deixou maravilhada foi uma ala específica para mulheres vítimas de violência. Então pude participar dessa discussão foi importante, continuo trabalhando em favor das mulheres, agora, mais que antes e não preciso estar na pasta da Secretaria da Mulher para continuar minha luta”, frisou Tatiana Duarte.

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/2016-escanteada-no-governo-duque-monta-articulacoes-com-o-governo-do-estado/feed/ 7
OPINIÃO: A PE-365 encontra-se abandonada e coloca em risco a vida de muita gentehttp://www.faroldenoticias.com.br/site/opiniao-a-pe-365-encontra-se-abandonada-e-coloca-em-risco-a-vida-de-muita-gent/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/opiniao-a-pe-365-encontra-se-abandonada-e-coloca-em-risco-a-vida-de-muita-gent/#comments Sat, 18 Apr 2015 16:19:07 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114396 pe 365

Por Bianca Valesca, moradora de Triunfo-PE

Todos os dias passam pela PE 365, que liga Serra Talhada a Triunfo, centenas de pessoas pelas quais movimentam a economia das três cidades.

Para Serra Talhada diariamente locomovem-se através da PE 365 grande parte de trabalhadores de algumas empresas, comerciantes, pessoas que geram renda para o município.

Para Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, cidades turísticas, diariamente pessoas usam a PE 365 para conhecer nossos famosos engenhos de cana de açúcar e a belíssima e famosa cidade de Triunfo.

O problema está no abandono da PE, totalmente cheias de buracos, sem sinalização, sem faixas, sem acostamento, e agora todos esses problemas ajudaram a pessoas de má fé que estão aproveitando o descaso para furtar trabalhadores, pessoas de bem. Nos últimos dias tomamos conhecimentos de roubos de veículos na rodovia, envolvendo pessoas que utilizavam a PE para trabalhar e socorrer pessoas que estavam doentes. Sabemos que a culpa não é dos nossos governantes, mas se eles acionarem o DNIT ficará mais fácil de resolver esses problemas, relacionados a esse abandono.

No sitio Carrapato, próximo a Jatiúca, tem uma parte da rodovia que cedeu, abrindo uma cratera, isso já tem mais de um ano, e até agora a única providencia tomada foi colocar uma placa de sinalização para que desviem, antes disso os moradores das proximidades tiveram que colocar “garranchos” e panos para sinalizar.

Já nas proximidades da Fazenda Nova a quantidade de buracos está de fazer vergonha, dificulta a vida dos motoristas e motociclistas, causando-lhes ainda perigo de vida. E em todos os quilômetros da rodovia não tem acostamento, porque o mato cobriu e não vemos reparos para tira-los.

A solução não é apenas tapar buracos existentes, o ideal seria um recapeamento de toda PE, porque tapam buracos e com pouquíssimo tempo volta a abri-los novamente, só basta chover um pouco. Então peço em nome de todos os usuários da PE providencia urgente, para que possamos transitar com mais segurança nessa rodovia tão curta, mas tão abandonada.

pe 365 2

pe 365 3

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/opiniao-a-pe-365-encontra-se-abandonada-e-coloca-em-risco-a-vida-de-muita-gent/feed/ 11
NA PE-365: Acidente com vários veículos deixa pelo menos cinco feridos neste sábadohttp://www.faroldenoticias.com.br/site/na-pe-365-acidedente-deixa-pelo-menos-cinco-vitimas-neste-sabado-em-st/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/na-pe-365-acidedente-deixa-pelo-menos-cinco-vitimas-neste-sabado-em-st/#comments Sat, 18 Apr 2015 14:34:09 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114388 IMG-20150418-WA0007

Fotos enviadas pelo leitor A. Thiago

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas num acidente na manhã deste sábado (18), na PE-365, que liga Serra Talhada ao município de Triunfo. Testemunhas informaram ao FAROL que houve uma colisão envolvendo vários veículos, após um engavetamento.

O FAROL tentou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Serra Talhada, mas não obteve respostas. Já em conversa com o setor de emergência do Hospam (Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães) foram confirmadas as vítimas:

Renata Ribeiro, Chailane Silva, Marcos Vinícius, Alan da Silva e José de Barros, todos de idades não reveladas. Apesar dos ferimentos, ninguém corre risco de morte. O acidente aconteceu por volta das 7h30. As vítimas deram entrada no Hospam às 8h10.

IMG-20150418-WA0008

 

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/na-pe-365-acidedente-deixa-pelo-menos-cinco-vitimas-neste-sabado-em-st/feed/ 9
Vice-presidente da Camargo Corres diz que pagou mais de R$ 100 milhões de propinahttp://www.faroldenoticias.com.br/site/lava-jato-vice-presidente-da-camargo-corres-diz-que-pagou-mais-de-r-100-milhoes-de-propina/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/lava-jato-vice-presidente-da-camargo-corres-diz-que-pagou-mais-de-r-100-milhoes-de-propina/#comments Sat, 18 Apr 2015 13:11:46 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114386 corrupcao1O vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, admitiu em depoimento ao Ministério Público Federal que a empresa pagou R$ 110 milhões em propinas para abastecer o esquema de corrupção desvendado na Operação Lava Jato. Leite foi detido em novembro de 2014, na sétima fase da Operação Lava Jato e solto após a Justiça homologar o acordo de delação premiada que ele firmou com as autoridades. Segundo ele, os valores foram pagos entre 2007 e 2012.

No depoimento, prestado durante a delação, ele afirma que do total de propinas, R$ 63 milhões foram destinados para a área de Serviços da Petrobras, comandada à época por Renato Duque e Pedro Barusco. Na Diretoria de Abastecimento, que era comandada por Paulo Roberto Costa, foram pagos outros R$ 47 milhões. A quantia, segundo Leite, foi desviada de várias obras da Petrobras.

Duque está preso em Curtiiba, acusado, entre outros crimes, de corrupção. Costa cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro, após ter assinado também um acordo de delação premiada. Barusco, embora citado em vários trechos do depoimento, permanece solto. Ele, que era subordinado a Duque, fez um acordo de delação e já devolveu mais de US$ 100 milhões aos cofres públicos.

De acordo com Eduardo Leite, o dinheiro para a propina vinha da própria Petrobras, mas não do superfaturamento imediato das obras, no momento da licitação. Ele explicou que o valor era inserido ao final das construções, como um custo extra da Camargo Corrêa, que entrava em contratos aditivos.

A propina, conforme o executivo, era paga com a subcontratação de empresas. Leite disse que essas empresas foram indicadas por Júlio Camargo e pelo doleiro Alberto Youssef. O valor recebido da Petrobras era passado a elas e, posteriormente, terminava com os funcionários da Petrobras.

Um dos contratos que ele cita foi celebrado com a empresa Sanko Sider, já apontada por investigações da Lava Jato. No caso da Sanko, a empresa foi contratada para fornecer tubulações para a Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. O produto foi entregue, mas o valor cobrado foi maior do que o necessário, com a inclusão de gastos de “serviços fictícios”. Ele afirma que o doleiro Alberto Youssef e o ex-deputado José Janene (PP), morto em 2010, apresentaram a empresa à Camargo Corrêa.

Ainda de acordo com o vice-presidente, os pagamentos se faziam necessários, já que a Camargo Corrêa, segundo ele, corria o risco de não receber os valores contratados com a Petrobras ou mesmo quantias de contratos aditivos que fossem realmente necessários.

O vice-presidente da Camargo Corrêa ainda afirmou que Dalton Avancini, presidente da companhia, tinha conhecimento de todo o processo. Avancini foi detido junto com Leite e também firmou um acordo de delação premiada e responde o processo em liberdade.

( Do G 1 )

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/lava-jato-vice-presidente-da-camargo-corres-diz-que-pagou-mais-de-r-100-milhoes-de-propina/feed/ 3
COM RECURSOS DO FEM: Luciano inaugura rua em ST e evento vira pré-campanhahttp://www.faroldenoticias.com.br/site/inauguracao-vira-pre-campanha-e-aliados-garantem-que-duque-vai-agir-como-um-trator/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/inauguracao-vira-pre-campanha-e-aliados-garantem-que-duque-vai-agir-como-um-trator/#comments Sat, 18 Apr 2015 09:53:52 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114374 inauguração 7Fotos: Alejandro Garcia / Farol

A inauguração da Rua Maria Raimunda, no bairro Universitário, nessa sexta-feira (17), acabou se transformando num ato de pré-campanha eleitoral. O prefeito Luciano Duque recebeu abraços dos moradores da rua e além de levar toda equipe de governo, ainda desfilou com as mais novas adesões do grupo petista: o vereador Dr. Barbosa e o secretário de Serviços Públicos, Márcio Oliveira. Em 2012, a dupla estava no palanque do então candidato Sebastião Oliveira.

“Agora, meu irmão, você vai ver ele (Duque) se transformar num trator. Tem muita coisa para ser inaugurada em Serra Talhada e vai fazer a diferença em 2016. Pode escrever o que digo”, afirmou um secretário de governo, pedindo anonimato. Durante a inauguração, quem apareceu foi o ex-vereador Ronaldo Melo (PSB), que representou o governo do Estado.

“Há uma orientação de que em todas as inaugurações de obras com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) tenha alguém do governo presente. Esta obra foi bancada com recursos do FEM”, justificou o ex-vereador, que fez elogios ao prefeito Duque.

inauguração 8

inauguração 9

inauguração 2

inauguração 3

inauguração 4

inauguração 6

inauguração 5

inauguração

inauguração 10

inauguração 11

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/inauguracao-vira-pre-campanha-e-aliados-garantem-que-duque-vai-agir-como-um-trator/feed/ 26
VIOLÊNCIA: Farmácia é assaltada no centro de ST e clientes vivem clima de terrorhttp://www.faroldenoticias.com.br/site/violencia-farmacia-e-assaltada-no-centro-de-st-e-clientes-vivem-clima-de-terror/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/violencia-farmacia-e-assaltada-no-centro-de-st-e-clientes-vivem-clima-de-terror/#comments Sat, 18 Apr 2015 09:08:55 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114372 assaltoA Farmácia Permanente, localizada na Rua Enock Ignácio de Oliveira, no centro de Serra Talhada, foi assaltada na noite dessa sexta-feira (17) às 21h30. Segundo informações da Polícia Militar, um homem não identificado fingiu comprar remédios e na hora de efetuar o pagamento, anunciou o assalto.

Quem presenciou a cena viveu alguns minutos de terror dentro da farmácia, uma vez que o bandido, de arma em punho, obrigou que todos os clientes e funcionários deitassem no chão. A PM informou que foi roubada a quantia de R$ 123 e o ladrão fugiu num veículo não identificado. A Polícia ainda vez buscas no entorno mas não conseguiu capturar o bandido.

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/violencia-farmacia-e-assaltada-no-centro-de-st-e-clientes-vivem-clima-de-terror/feed/ 18
PRESSÃO: Sem acordo, Paulo Câmara começa a desligar professores em greve em PEhttp://www.faroldenoticias.com.br/site/pressao-sem-acordo-paulo-camara-comeca-a-desligar-professores-em-greve-em-pe/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/pressao-sem-acordo-paulo-camara-comeca-a-desligar-professores-em-greve-em-pe/#comments Sat, 18 Apr 2015 08:53:04 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=114371 paulo camara 2Sem alarde, a Secretaria de Educação do governo Paulo Câmara fechou, nesta sexta-feira, a lista dos primeiros professores que serão desligados com a greve iniciada há uma semana, no Recife. A decisão ocorre depois que o TJPE deu aval a uma liminar pedindo a volta imediata ao trabalho, além de ter visto indícios de ilegalidade.

No total, são 15 professores que trabalham em escolas de tempo integral. O comando da Educação comprovou que os professores estavam estimulando os alunos a participar da greve e incentivando o boicote às aulas.

Por conta da decisão judicial, também já estão sendo computados quatro dias de faltas a serem descontados na folha salarial.

Veja a nota oficial desta tarde, após os professores não voltarem ao trabalho.

“O Governo de Pernambuco lamenta que, mesmo com a decisão da Justiça sobre a ilegalidade da greve e a decisão para o seu encerramento, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) tenha decidido pela continuidade da paralisação. A manutenção do movimento prejudica os estudantes da Rede Estadual e suas famílias. Ainda assim, o Governo reafirma a disposição de reabrir o diálogo com a categoria, desde que os professores retomem as atividades normais nas escolas.

Sobre o balanço das escolas da Rede Estadual nesta sexta-feira (17), 52% (541) das escolas tiveram funcionamento normal; 39% (410) aderiram parcialmente e 9% (94) aderiram totalmente à greve. Portanto, houve uma redução no número de escolas totalmente sem aulas. Neste contexto, 91% das escolas estão em atividade. Assim, considerando o funcionamento da maior parte das escolas da Rede, a Secretaria de Educação do Estado reforça a solicitação de que os pais e responsáveis encaminhem os estudantes para as escolas a fim de voltarem à normalidade das aulas”.

( Do Blog do Jamildo )

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/pressao-sem-acordo-paulo-camara-comeca-a-desligar-professores-em-greve-em-pe/feed/ 22