Farol de Notícias - Referência em Jornalismo de Serra Talhada e Região http://www.faroldenoticias.com.br/site Confira as notícias de Serra Talhada, política, saúde, educação, serviços, entretenimento. Fri, 31 Oct 2014 00:39:00 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.8.1 BOLO, PÃO e BOLACHA: Depois de enfrentar revolta, Luciano faz média e toma café com garis http://www.faroldenoticias.com.br/site/bolo-pao-e-suco-depois-de-enfrentar-revolta-luciano-faz-media-e-toma-cafe-com-garis/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/bolo-pao-e-suco-depois-de-enfrentar-revolta-luciano-faz-media-e-toma-cafe-com-garis/#comments Thu, 30 Oct 2014 21:41:38 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106765 Garis-2

Um mês após enfrentar a revolta dos garis, que resolveram cruzar os braços durante um dia, no mês de setembro, devido o atraso no pagamento de salários, o prefeito Luciano Duque fez média, em alusão ao dia do servidor público, e tomou café com a categoria.

O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (30). Na ocasião, o gestor frisou, direcionando-se aos funcionários da limpeza, que “Serra Talhada é vista como uma cidade limpa e isso é resultado do trabalho de vocês”.

Luciano justificou ainda que o café da manhã, ornamentado basicamente com pão, bolo, bolacha e torrada, foi oferecido somente aos garis, que estavam ali representando todos os servidores da Prefeitura de Serra Talhada.

“Isso é devido o excelente serviço que vocês vem desempenhando”, disse Duque, afagando os ânimos. A confraternização aconteceu no pátio do Museu do Cangaço na antiga Estação Ferroviária às 7h da manhã.

RELEMBRE O CASO

Sem salários desde o início de setembro, os garis fizeram um protesto pacífico na garagem da empresa Vialim Engenharia Ambiental, no dia 17 daquele mês, deixando toneladas de lixo acumulados nas ruas da capital do xaxado. Cerca de 50 funcionários cruzaram os braços. O caso só foi resolvido após a categoria acionar o FAROL e outros órgãos de imprensa para denunciar o problema.

Relembre: Com salários atrasados, garis protestam contra o governo Duque; lixo se acumula em ST

Fotos: Ascom

Garis-3

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/bolo-pao-e-suco-depois-de-enfrentar-revolta-luciano-faz-media-e-toma-cafe-com-garis/feed/ 3
Após intervenção da CMST e UFRPE, prefeitura vai preservar árvores em ST http://www.faroldenoticias.com.br/site/meio-ambiente-apos-intervencao-da-cmst-e-da-ufrpe-prefeitura-vai-preservar-arvores/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/meio-ambiente-apos-intervencao-da-cmst-e-da-ufrpe-prefeitura-vai-preservar-arvores/#comments Thu, 30 Oct 2014 18:54:52 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106750 arvores 3

Teve um final feliz o imbróglio que chegou a revoltar dezenas de moradores de Serra Talhada. As árvores do canteiro da Avenida Afonso Magalhães serão preservadas. A decisão aconteceu nesta quinta-feira (30) após uma reunião entre a Câmara de Vereadores, professores da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Uast-UFRPE) e representantes da Prefeitura. Na ultima segunda-feira (27) os professores procuraram os vereadores  e alertaram sobre o projeto que previa a derrubada da vegetação.

“Foi uma reunião proveitosa e chegamos ao consenso. Tivemos que sair do gabinete e discutir in loco o problema. Após análise, ficou garantida a preservação das árvores. Na verdade, o projeto previa a remoção de apenas uma algaroba. Entretanto, a presença dos professores e alguns alunos foi muito importante porque foi mostrado alternativas que foram aceitas pela Secretara de Obras”, disse o presidente da Casa, José Raimundo Filho.

Já o vereador Pinheiro do São Miguel (PTB) que levou o problema até a tribuna, na última segunda-feira,também evidenciou o papel dos professores. “A preocupação dos professores e alunos também era a nossa. Foi muito positivo e o projeto vai ser tocado respeitando o meio ambiente. Isso é o mais importante”, disse Pinheiro.

arvores 2

arvores 4

arvores

FOTOS: ÉRICA DANIELLE / CMST

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/meio-ambiente-apos-intervencao-da-cmst-e-da-ufrpe-prefeitura-vai-preservar-arvores/feed/ 14
FISCALIZAÇÃO: Auditoria do TCE aponta erros na Previdência de Calumbi http://www.faroldenoticias.com.br/site/fiscalizacao-auditoria-do-tce-aponta-erros-na-previdencia-de-calumbi/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/fiscalizacao-auditoria-do-tce-aponta-erros-na-previdencia-de-calumbi/#comments Thu, 30 Oct 2014 18:46:20 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106759 Martelo-da-Justiça2Por unanimidade, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou irregular o objeto da auditoria especial realizada na Prefeitura de Calumbi (Sertão do Pajeú), no exercício financeiro de 2012. O trabalho de fiscalização teve como objetivo analisar possíveis irregularidades no regime previdenciário do município. Os interessados são Erivaldo José da Silva (Joelson) prefeito e Maurely Adriana Cordeiro de Lima, secretária de saúde, à época.

A sessão de julgamento ocorreu na última terça-feira (28) e foi presidida pelo conselheiro Ranilson Ramos. Representou o Ministério Público de Contas (MPCO) a procuradora Germana Laureano. O relator do processo TC n º 1209253-8 foi o conselheiro João Campos.

De acordo com o voto do relator, foram apontadas várias irregularidades -  recolhimento parcial das contribuições previdenciárias dos servidores e patronais devidas ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, deixando-se de recolher o montante de R$ 96.085,93, referentes ao Fundo Municipal de Saúde (meses de janeiro a abril e julho a agosto de 2012, além do pagamento intempestivo do acordo de parcelamento de débitos junto ao Fundo de Previdência do Município e o não recolhimento de contribuições devidas ao RPPS pela Prefeitura.

Ainda de acordo com o relatório de auditoria houve também, a ocorrência de atrasos no pagamento de salários dos servidores, inativos e pensionistas. Por fim, o relator aplicou multa no valor de R$ 3.000,00 a Maurely Adriana Cordeiro de Lima,  em decorrência das irregularidades constatadas, que deverá ser recolhida, no prazo de 15 dias do trânsito em julgado deste Acórdão, ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal.

( Do TCE )

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/fiscalizacao-auditoria-do-tce-aponta-erros-na-previdencia-de-calumbi/feed/ 1
SALGUEIRO: Pronatec abre três cursos com mais de 60 vagas; saiba quais http://www.faroldenoticias.com.br/site/salgueiro-pronatec-abre-vagas-para-tres-cursos-com-mais-de-60-vagas-saiba-quais/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/salgueiro-pronatec-abre-vagas-para-tres-cursos-com-mais-de-60-vagas-saiba-quais/#comments Thu, 30 Oct 2014 18:18:38 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106756 pronatecAtravés da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas abriu, neste dia 29 de outubro, quarta-feira, pré-inscrições para três novos cursos profissionalizantes em Salgueiro. São mais de sessenta vagas, distribuídas nos cursos de armador de ferragem, carpinteiro de obras e pedreiro de alvenaria estrutural.

Para realizar a pré-matrícula é necessário procurar a Casa do Acessuas, que fica na Av. Aurora de Carvalho Rosa, número 307, no bairro Santo Antônio, com os seguintes documentos: CPF, identidade, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, número de conta operação 013 ou 023 /CAIXA ECONÔMICA para recebimento da assistência estudantil.

“Esse programa tem como objetivo a qualificação e formação dos  trabalhadores em atividade, proporcionando  novas vagas no mercado de trabalho”, explica o chefe de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, Natanael Alyx Dias.

O Acessuas -Trabalho é um Programa que está interligado ao Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego- Pronatec do Governo Federal e, em Salgueiro, à Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/salgueiro-pronatec-abre-vagas-para-tres-cursos-com-mais-de-60-vagas-saiba-quais/feed/ 0
DANÇA DAS CADEIRAS: Secretários do governo Duque podem cair até o mês de dezembro http://www.faroldenoticias.com.br/site/danca-das-cadeiras-secretarios-do-governo-duque-podem-cair-ate-o-mes-de-dezembro/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/danca-das-cadeiras-secretarios-do-governo-duque-podem-cair-ate-o-mes-de-dezembro/#comments Thu, 30 Oct 2014 16:11:54 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106744 Duque 1O clima é de apreensão entre os secretários do governo Luciano Duque em Serra Talhada. Após o prefeito ter divulgado que irá fazer alterações na máquina administrativa, alguns auxiliares estão sob o fio da navalha. Durante entrevista a uma emissora de rádio, Duque confirmou que haverá ajustes e demissões, inclusive com a possibilidade de mudança de coordenadores de pastas.

Segundo apurou a reportagem do FAROL, estão sob a mira do prefeito o desempenho das secretarias de Meio Ambiente e Igualdade Racial, Esportes, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. Entre os governistas, circulam comentários que a pasta do ex-vereador Euclides Ferraz pode vir a ser anexada à Secretaria de Agricultura Familiar. A secretária de Esportes, Vânia Melo, também pode receber uma outra função a partir de 2015.

Logo que assumiu o governo, em janeiro de 2012, o prefeito fez questão de repetir que seria cobrado dos secretários excelência à frente da pasta. “Os secretários terão metas que deverão ser cumpridas. Vou cobrar estas metas no final do semestre. Quem não produzir pode ser mudado”, disse o prefeito, logo após anunciar o gabinete.

No dia 9 de março de 2013, Duque endureceu o discurso. “Eu trabalho 16 horas por dia e o secretário que não render terá que deixar o cargo”, ameaçou. Mas tudo ficou no discurso. As mudanças ocorridas no governo não aconteceram por baixo desempenho, mas por desentendimentos com o gestor. Nos bastidores, alguns comissionados acreditam que não haverá mudanças, mesmo com as ameaças do prefeito.

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/danca-das-cadeiras-secretarios-do-governo-duque-podem-cair-ate-o-mes-de-dezembro/feed/ 7
DELAÇÃO: Diretor de empresa diz a PF que doou R$ 5 milhões para rachar com partidos http://www.faroldenoticias.com.br/site/executivo-diz-para-policia-federal-que-doou-r-5-milhoes-para-racha-entre-partidos/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/executivo-diz-para-policia-federal-que-doou-r-5-milhoes-para-racha-entre-partidos/#comments Thu, 30 Oct 2014 15:23:23 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106742 corrupcao1Julio Camargo, diretor da Toyo-Setal (empresa com contratos de cerca de 4 bilhões com a Petrobras) é o primeiro executivo de grandes empresas a fazer um acordo delação premiada com a Polícia Federal (PF) para conseguir abrandamento de sua pena. Segundo matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, Camargo disse em sua delação que doou cerca de R$ 6 milhões para 13 partidos, entre eles, PT, PR, PSDB e PSB.

As doações aos partidos aconteceram entre os anos de 2006 e 2014. O PT foi o partido que mais se beneficiou, com 38% do valor repassado, o que equivale a R$ 2,56 milhões. O segundo partido que mais recebeu em doações foi o PR, com R$ 2,49 milhões, ou 36,9% do total repassado.

O resto do dinheiro foi repassado em valores menores para partidos da base como PMDB, PRTB, PP, PC do B, PSB, PSL e PTN.

Partidos de oposição também receberam dinheiro de Julio Camargo, entre eles o PSDB, que teria recebido R$ 162 mil. O PSB, na época integrando a base aliada da gestão petista, teria ficado com R$ 34 mil. Os outros partidos da oposição que também teriam recebido os repasses foram PV e PPS. Outros R$ 2 milhões foram doados pela Toyo-Setal.

Julio Camargo é investigado sob a suspeita de ter pago propina para conseguir obras na Petrobras. Três empresas controladas pelo executivo repassaram R$ 13,4 milhões à GFD, firma do doleiro Alberto Youssef. Como a GFD não possuía atividade, procuradores consideraram todos os repasses como propina.

Para receber os benefícios da delação, Camargo terá de contar tudo o que sabe do esquema e ainda pagar multa de R$ 40 milhões. Também aceitaram o acordo de delação o próprio Alberto Youssef e o ex-diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

No interrogatório, Julio Camargo mencionou o nome de Renato Duque, que ocupou a diretoria de serviços da Petrobras entre 2003 e 2012. O nome do ex-diretor também já havia sido mencionado na delação de Paulo Roberto Costa. Duque nega as acusações e diz que está processando Costa. Por meio de assessoria, o PT reafirmou a legalidade das doações. O PR não se pronunciou.

( Do Blog do Jamildo )

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/executivo-diz-para-policia-federal-que-doou-r-5-milhoes-para-racha-entre-partidos/feed/ 4
Vestibular: Faculdade de Integração do Sertão oferece mais de mil vagas em sete cursos http://www.faroldenoticias.com.br/site/vestibular-faculdade-de-integracao-do-sertao-oferece-mais-de-mil-vagas-em-sete-cursos/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/vestibular-faculdade-de-integracao-do-sertao-oferece-mais-de-mil-vagas-em-sete-cursos/#comments Thu, 30 Oct 2014 14:01:54 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106734 Presidente da FIS 3A Comissão de Vestibular da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) torna público o processo seletivo do vestibular 2015.1. As inscrições estão abertas desde o dia 21 de outubro e seguem até as 22h do dia 28 de novembro e são feitas exclusivamente no site da instituição (www.fis.edu.br).

Para maior comodidade a FIS disponibiliza terminais de computadores, aqueles que desejarem realizar a inscrição no local podem fazer de segunda a sexta-feira das 14h as 21 horas. A Instituição de Ensino Superior (IES) fica localizada na rua João Luiz de Melo, 2110, Tancredo Neves, Serra Talhada-PE.

Estão sendo oferecidas mil e quarenta vagas, distribuídas entre sete cursos. Para Administração (noturno) 200 vagas (cem para o primeiro semestre e cem para o segundo semestre), Ciências Contábeis (noturno) há 100 vagas (cinquenta para o primeiro semestre e cinquenta para o segundo semestre).

Direito oferece 170 vagas (quarenta para o primeiro semestre diurno, quarenta para o noturno; quarenta para o segundo semestre diurno, e quarenta para o noturno), Enfermagem disponibiliza 100 vagas (cinquenta para o primeiro semestre integral e cinquenta para o segundo integral – aulas tarde e noite), Fisioterapia: 100 vagas (cinquenta para o primeiro semestre e cinquenta para o segundo semestre integral – aulas manhã e tarde). Farmácia (noturno): 140 vagas (setenta para o primeiro semestre e setenta para o segundo) e Logística (noturno): 240 vagas (cento e vinte no primeiro semestre e cento e vinte no segundo).

Para se inscrever o candidato deve preencher o formulário disponibilizado no site da instituição http:// www.fis.edu.br informando os dados corretamente, após confirmação dos dados receberá um número de inscrição e deve imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00. O boleto deverá ser pago até o dia subsequente da inscrição. Vale ressaltar que o candidato só pode fazer uma inscrição, no entanto, pode fazer uma segunda opção de curso, desde que esteja informado no

As provas serão aplicadas na sede da FIS (rua João Luiz de Melo, 2110, Tancredo Neves, Serra Talhada-PE), no dia 07 de dezembro das 8h30 as 12h30. A prova é constituída de redação e de cinquenta alternativas de múltipla escolha. O gabarito será divulgado no dia 09 de dezembro e o resultado até o dia 11 de dezembro, por meio de listagens afixadas nos murais da IES e através do site: www.fis.edu.br. As matriculas para todos os cursos serão realizadas de 12 a 18 de dezembro na secretaria da FIS, das 08h as 18h.

Mais informações sobre o processo seletivo e ainda o conteúdo programático do vestibular podem ser obtidas no edital disponibilizado através do link: http://fis.edu.br/upload/Edital-Vestibular-FIS-2015_v02.pdf

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/vestibular-faculdade-de-integracao-do-sertao-oferece-mais-de-mil-vagas-em-sete-cursos/feed/ 5
EDUCAÇÃO: Projeto da Fafopst resgata história de municípios do Sertão do Pajeú http://www.faroldenoticias.com.br/site/educacao-projeto-da-fafopst-resgata-historia-de-municipios-do-sertao-do-pajeu/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/educacao-projeto-da-fafopst-resgata-historia-de-municipios-do-sertao-do-pajeu/#comments Thu, 30 Oct 2014 13:25:54 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106727 fafopst

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA / FAROL

A Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (Fafopst) iniciou um projeto pioneiro que busca resgatar a história de municípios do Sertão do Pajeú. “Municípios históricos e movimentos culturais” é o tema do projeto coordenado pela professora Marinalva Pereira Gomes e com a participação direta de alunos do 4º e 6º Período do curso de História.

Na noite dessa quarta-feira (29), dezenas de alunos do Ensino Médio da Escola de Referência Adauto Carvalho (Erempac) participaram da mostra sobre a origem dos municípios e tiraram suas dúvidas com os próprios alunos da Fafopst. Parabéns pela iniciativa e resgate histórico.

fafopst 3

fafopst 5

fafopst 2

fafopst 4

fafopst 6

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/educacao-projeto-da-fafopst-resgata-historia-de-municipios-do-sertao-do-pajeu/feed/ 5
NA ALEPE, Rodrigo Novaes apresenta projeto para barrar violência no futebol http://www.faroldenoticias.com.br/site/na-alepe-rodrigo-novaes-apresenta-projeto-para-barrar-violencia-no-futebol/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/na-alepe-rodrigo-novaes-apresenta-projeto-para-barrar-violencia-no-futebol/#comments Thu, 30 Oct 2014 12:48:02 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106719 rodrigoO deputado Rodrigo Novaes (PSD apresentou projeto de lei que tem como objetivo conter a violência nos estádios de futebol pernambucanos.

De acordo com o PL nº 1998/2014, as empresas de transporte rodoviário serão obrigadas a encaminhar lista de passageiros à Polícia Militar antes das viagens que tiverem por objetivo o transporte de torcedores.

Com a lista, que também informará os horários de saída e chegada, além do percurso dos ônibus, a polícia poderá identificar previamente os torcedores, tomando medidas preventivas contra possíveis atos de vandalismo.

Para Novaes, “o projeto ajudará a conter a violência nos estádios, já que a polícia poderá identificar aqueles que se envolveram em confusões e evitar o conflito entre as torcidas organizadas”.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa e deverá, em breve, seguir ao Plenário da Casa.

 MILHO

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) também usou a tribuna para pedir a implantação de mais polos de entrega do milho auxiliado pelo Governo Federal, e atender aos produtores rurais que sofrem com a falta de alimento para a criação no interior do Estado.

No ano passado, as cidades de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Ouricuri, Floresta, São Bento do Una, Itaíba, Bom Conselho, Sertânia, Caruaru possuíam esses polos.

Em contato com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o parlamentar foi informado que houve um problema na operação do leilão do frete, e fez com que o milho não chegasse em Pernambuco

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/na-alepe-rodrigo-novaes-apresenta-projeto-para-barrar-violencia-no-futebol/feed/ 1
Transporte: No Sertão, índios sofrem com estradas esburacadas e criticam governo federal http://www.faroldenoticias.com.br/site/transporte-no-sertao-indios-sofrem-com-estradas-esburacadas-e-criticam-governo-federal/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/transporte-no-sertao-indios-sofrem-com-estradas-esburacadas-e-criticam-governo-federal/#comments Thu, 30 Oct 2014 12:39:09 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=106721 estrada

Os índios da tribo Atikum, em Carnaubeira da Penha, no Sertão Central, estão vivendo um drama em virtude das péssimas condições de tráfego da estrada vicinal que liga a aldeia, na Serra Umã, a PE-415. São buracos, pedras e crateras que transforma um trajeto de apenas sete quilômetros num verdadeiro flagelo.

“É uma lamentação só, por parte dos pacientes socorridos, motoristas, estudantes, pipeiros e toda a comunidade indígena, que transitam diariamente nesta estrada perigosa”, disse o cacique Atikum, Jovacir José dos Santos, em mensagem enviada ao FAROL DE NOTÍCIAS. De acordo com o cacique, o Governo Federal precisa ter um outro olhar para o povo indígena.

“Solicitamos do Governo Federal que assuma suas responsabilidades para a construção de um asfalto para a nossa etnia, tendo em vista o nosso sofrimento e as condições degradantes da “estrada” que usamos”, reforçou o cacique.

A etnia  Atikum, foi homologada desde 1949 e há mais de 10 anos demarcada, ela é localizada em uma Serra, chamada Serra do Umã. “Mesmo sendo homologada e demarcada, portanto sendo uma terra da união, deveria ser assistida pelo governo federal, até porque, por ser uma estrada de subida, deveria ser pavimentada/asfaltada, para ser mais duradoura e garantir segurança e trafegabilidade aos condutores e pedestres”, finalizou Jovacir Santos.
estrada 3
estrada 2
estrada 4
]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/transporte-no-sertao-indios-sofrem-com-estradas-esburacadas-e-criticam-governo-federal/feed/ 11