Farol de Notícias - Referência em Jornalismo de Serra Talhada e Região http://www.faroldenoticias.com.br/site Confira as notícias de Serra Talhada, política, saúde, educação, serviços, entretenimento. Thu, 24 Apr 2014 06:45:12 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.8.1 FOTO NOTÍCIA: Em Serra Talhada, o grito mais forte foi o do ‘cazá, cazá’ pelo Sport tudo http://www.faroldenoticias.com.br/site/foto-noticia-em-serra-talhada-o-grito-mais-forte-foi-o-do-caza-caza-pelo-sport-tudo/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/foto-noticia-em-serra-talhada-o-grito-mais-forte-foi-o-do-caza-caza-pelo-sport-tudo/#comments Thu, 24 Apr 2014 06:45:12 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97383 Dezenas de pessoas se reuniram na noite dessa quarta-feira (23) no BNB Clube, em Serra Talhada, e assistiram a final do Campeonato Pernambucano. Entre cervejas e tira gostos do anfitrião ‘Besouro’, proprietário do bar, os rubro-negros serra-talhadenses fizeram a festa e o grito de guerra do ‘cazá, cazá’ foi bem mai forte. O Sport Clube do Recife conquistou seu 40º campeonato e mostrou raça diante o Clube Náutico Capibaribe.

A reportagem do FAROL acompanhou a festa da torcida no BNB Clube, que logo após a vitória saiu em carreata até o centro da cidade. Isto, por voltas da meia noite desta quinta-feira (24). Confira as imagens do repórter fotográfico argentino, ALEJANDRO GARCIA, que após a partida deixou de torcer pelo Boca Juniors e agora é rubro negro de carteirinha.

taça sport

caza 9

caza 5

caza 6

caza 7

caza 8

caza 4

caza 3

caza 2

caza 10

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/foto-noticia-em-serra-talhada-o-grito-mais-forte-foi-o-do-caza-caza-pelo-sport-tudo/feed/ 0
BANCO DO BRASIL da RMR é interditado pelos mesmos problemas existentes em ST http://www.faroldenoticias.com.br/site/consumidor-banco-do-brasil-de-jaboatao-e-interditado-pelos-mesmos-existentes-em-st/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/consumidor-banco-do-brasil-de-jaboatao-e-interditado-pelos-mesmos-existentes-em-st/#comments Thu, 24 Apr 2014 06:11:44 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97380 interditadoEm uma nova investida do Procon de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a agência do Banco do Brasil (BB), localizada na praça Nossa Senhora do Rosário, foi interditada nesta quarta-feira (23). A unidade foi fechada por descumprir a lei municipal de número 395/2010, conhecida como “lei das filas”. A norma determina que os usuários devem ser atendidos em até quinze minutos, a contar da impressão do bilhete. A lei ainda prevê que, em períodos sazonais, como vésperas de feriados e início de mês, o tempo é ampliado para até 30 minutos.

Com a interdição do Procon, a agência do BB em Jaboatão ficará interditada durante 48 horas além de receber uma multa no valor de R$ 160 mil.

“Nossos fiscais estiveram nessa agência e constataram que o tempo de atendimento para clientes preferenciais era maior do que o exigido pela lei. Além disso, constatamos que as máquinas de emissão de bilhetes, que contêm a senha com a hora exata e data da sua impressão estava quebrada. Só está unidade possui sete reincidências, de 2011 até hoje”, afirmou a secretária de Defesa do Consumidor de Jaboatão dos Guararapes, Débora Albuquerque.

Iniciada no mês de março, as fiscalizações do Procon de Jaboatão dos Guararapes às agências bancárias do município já vistoriaram 19 das 22 unidades deste ramo instaçadas na cidade. A meta do Governo Municipal é que até o fim deste mês todas as instituições financeiras do município sejam fiscalizadas. Entre as empresas que tiveram seus serviços suspensos, o Itaú (Jaboatão Centro, Prazeres e Piedade), Banco do Brasil (Piedade e Jaboatão Centro), Caixa Econômica Federal (Cavaleiro), Bradesco (Prazeres) e Santander (Piedade).

( Do Ne 10 )

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/consumidor-banco-do-brasil-de-jaboatao-e-interditado-pelos-mesmos-existentes-em-st/feed/ 0
EDUCAÇÃO: Deputado quer apoio do Governo do Estado para estudantes do interior http://www.faroldenoticias.com.br/site/educacao-deputado-quer-apoio-do-governo-do-estado-para-estudantes-do-interior/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/educacao-deputado-quer-apoio-do-governo-do-estado-para-estudantes-do-interior/#comments Thu, 24 Apr 2014 05:57:28 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97375 RodrigoO deputado Rodrigo Novaes, do PSD, destacou, nesta quarta-feira (23 ), as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do Interior para estudar nas universidades da Região Metropolitana do Recife. De acordo com o parlamentar, a maioria é do Sertão do Estado.

Segundo o deputado, os alunos se sacrificam e enfrentam sérias restrições financeiras, de moradia, transporte, além de ficarem longe da família. Rodrigo Novaes sugeriu a ampliação das Casas de Estudantes de Pernambuco.

Para o deputado, esse é um projeto excelente com mais de 80 anos de serviços prestados à sociedade, mas ainda atende a um número limitado de estudantes. Segundo ele, o ideal é que o Governo do Estado crie um plano de apoio financeiro para manter as Casas de Estudantes Municipais.

Novaes citou as residências de estudantes dos municípios de Salgueiro e Carnaubeira da Penha, e defendeu a criação de outras casas. Na opinião do parlamentar, o custo por município seria baixo.

Ele ainda ressaltou que a Comissão Especial de Criação do Plano de Assistência Estudantil da Assembleia está agindo ao lado do movimento estudantil para conclusão do relatório. O parlamentar informou que o Plano de Assistência vai reunir sugestões para auxiliar o Executivo na busca de soluções que beneficiem os estudantes. (M.S.)

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/educacao-deputado-quer-apoio-do-governo-do-estado-para-estudantes-do-interior/feed/ 0
SAÚDE: Em Afogados da Ingazeira, vacinação contra a gripe vai até 9 de maio http://www.faroldenoticias.com.br/site/saude-em-afogados-da-ingazeira-vacinacao-contra-a-gripe-vai-ate-9-de-maio/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/saude-em-afogados-da-ingazeira-vacinacao-contra-a-gripe-vai-ate-9-de-maio/#comments Thu, 24 Apr 2014 05:51:10 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97377 gripe 3A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira deu início à campanha de vacinação contra a gripe tipo “influenza”. Até o próximo dia nove de Maio, as unidades de saúde do município estarão abertos oferecendo, gratuitamente, a vacina.

Os grupos prioritários a serem vacinados são crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, mães com recém-nascidos, trabalhadores da saúde, pessoas com sessenta anos ou mais, população carcerária e portadores de doenças crônicas.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a óbito, especialmente nos grupos de alto risco, alvos da atual campanha. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoverá no próximo sábado (26), o dia D de combate à gripe “influenza”, com diversas atividades nas unidades de saúde.

Em Afogados da Ingazeira, a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% do público alvo da vacinação. Serão, ao todo, 10 postos de vacinação fixos e mais três unidades volantes para atender à população da zona rural.

O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe influenza, ampliando a cobertura da vacinação em Afogados da Ingazeira. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, a meta também é reforçar o atendimento aos portadores de doenças crônicas, independente de faixa etária. “Isso inclui quem tem problemas cardíacos, pulmonares, obesos, pacientes transplantados e quem toma medicamentos que afetem o sistema imunológico,” informou Artur Amorim.

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/saude-em-afogados-da-ingazeira-vacinacao-contra-a-gripe-vai-ate-9-de-maio/feed/ 0
ELEIÇÕES: Carlos Evandro comenta decisão do TCE e diz que ‘estrada para Alepe’ é real http://www.faroldenoticias.com.br/site/eleicoes-carlos-evandro-comenta-decisao-do-tce-e-diz-que-estrada-para-alepe-e-real/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/eleicoes-carlos-evandro-comenta-decisao-do-tce-e-diz-que-estrada-para-alepe-e-real/#comments Thu, 24 Apr 2014 05:44:12 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97376 CARLOS EVANDROO ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro Pereira (PSB), ganhou novo ânimo após a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovou suas contas referentes ao exercício de 2011 e já faz planos para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O ex-prefeito encontra-se em São Paulo fazendo uma capacitação na área médica e não se recusou a comentar o assunto com o FAROL.

“Meu irmão, quem não deve não teme e tenho a consciência tranquila com relação aos meus atos como prefeito de Serra Talhada. Já disse e repito: o TCE identificou erros formais e apresentei as contraprovas. Esta aí o resultado: mais uma conta aprovada, graças a Deus”, desabafou Evandro.

Ainda durante a entrevista, Carlos Evandro revelou sua expectativa quanto as contas de 2008 que estão para reavaliadas pelo Tribunal de Contas.

“Estou trabalhando sem parar e ampliando minhas bases visando as eleições de outubro próximo. Estou pavimentando a minha estrada para Alepe porque sou pré-candidato a deputado estadual e não vejo entraves no meu caminho. Estou tranquilo”, finalizou Evandro.

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/eleicoes-carlos-evandro-comenta-decisao-do-tce-e-diz-que-estrada-para-alepe-e-real/feed/ 0
Contratos: Após aprovação da Câmara de Vereadores, PMST inicia seleção para 181 cargos http://www.faroldenoticias.com.br/site/contratos-apos-aprovacao-da-cmst-prefeitura-inicia-selecao-para-mais-de-180-cargos/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/contratos-apos-aprovacao-da-cmst-prefeitura-inicia-selecao-para-mais-de-180-cargos/#comments Wed, 23 Apr 2014 20:49:45 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97372

Prefeitura_de_Serra_TalhadaA Secretaria de Educação de Serra Talhada (SEST) lançou nesta quarta-feira (23) edital abrindo inscrições para contratação temporária de 181 profissionais, sendo 15 vagas para portadores de necessidades especiais. O lançamento ocorre uma semana após a Prefeitura ter homologado o concurso público.

As vagas são para assistente social, nutricionista, auxiliar de creche, psicopedagogo, motorista de ônibus escolar e auxiliar de serviços gerais.

Antes da homologação, as contratações causaram muito confusão  na Câmara Municipal de Serra Talhada. O prefeito Luciano Duque (PT) enviou um projeto de lei pedindo autorização para contratar 215 cargos por um período de um ano, prorrogável por mais um. O vereador petista Sinézio Rodrigues ingressou com uma emenda vetando a prorrogação, mas foi derrotado pela maioria dos parlamentares.

De acordo com o secretário de Educação, Edmar Júnior, o número de contratados reduziu porque as novas creches ainda não foram inauguradas. “Vamos selecionar 40 auxiliares de creche e após as inaugurações faremos mais 30 contratações”, disse o secretário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de maio e os formulário estão disponíveis na sede da Secretaria de Educação do Município, na Praça Barão do Pajeú, 1005, no centro de Serra Talhada, no horário das 8h as 13h.

Para mais informações, bem como retirar o edital e seus anexos os interessados podem fazê-lo através do site da prefeitura: www.serratalhada.pe.gov.br.  O edital e suas retificações também estão expostos no quadro de aviso da prefeitura e secretaria de Educação.

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/contratos-apos-aprovacao-da-cmst-prefeitura-inicia-selecao-para-mais-de-180-cargos/feed/ 3
MÃO DE OBRA: Empresa do ramo de alimentos oferece mais de 100 vagas em PE http://www.faroldenoticias.com.br/site/mao-de-obra-empresa-do-ramo-de-alimentos-oferece-mais-de-100-vagas-em-pernambuco/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/mao-de-obra-empresa-do-ramo-de-alimentos-oferece-mais-de-100-vagas-em-pernambuco/#comments Wed, 23 Apr 2014 19:15:55 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97370 vagasA empresa SP Alimentação, que oferece serviço terceirizado no setor alimentício, está com 105 vagas de emprego em Pernambuco. São cerca de 20 funções, como gerente administrativo, supervisor operacional, técnico de segurança do trabalho, nutricionista, copeiro, cozinheiro, auxiliar de cozinha e merendeiro.

Os interessados nas vagas devem se inscrever até esta quinta-feira (24), no Sistema Nacional de Emprego (Sine) através do site maisemprego.mte.gov.br.

Na página, o candidato preencherá um cadastro com as suas qualificações e experiências profissionais. Se preferir, os interessados também podem ir a qualquer Agência de Trabalho de Pernambuco portando os documentos pessoais. A lista das agências está no site da Secretaria de Trabalho e Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco. Confira o quadro de oportunidades abaixo:

emprego

( Do Ne 10 )

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/mao-de-obra-empresa-do-ramo-de-alimentos-oferece-mais-de-100-vagas-em-pernambuco/feed/ 1
CURSO DE MEDICINA: UPE lança edital para construção do campus em Serra Talhada http://www.faroldenoticias.com.br/site/curso-de-medicina-upe-lanca-edital-para-construcao-do-campus-em-serra-talhada/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/curso-de-medicina-upe-lanca-edital-para-construcao-do-campus-em-serra-talhada/#comments Wed, 23 Apr 2014 19:02:46 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97366 AULA MAGNA DA ABERTURA DO CURSO DE MEDICINA CONTOU COM A PRESENÇA DO DEPUTADO SEBASTIÃO OLIVEIRA

AULA MAGNA DA ABERTURA DO CURSO DE MEDICINA CONTOU COM A PRESENÇA DO DEPUTADO SEBASTIÃO OLIVEIRA E DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

Oito meses após a aula inaugural do curso de medicina em Serra Talhada, a Universidade de Pernambuco (UPE) publicou edital de licitação no Diário Oficial do Estado para contratação da empresa que irá realizar as obras do Campus da Capital do Xaxado. Por enquanto os alunos estão estudando nas dependências da Faculdade de Formação de Professores (Fafopst). Segundo o edital publicado na semana passada, a Concorrência 001/2014 vai acontecer no dia 20 de maio, na sede da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), em Recife.

A decisão do governo do estado ratifica o compromisso de continuidade do governador João Lyra Neto com relação aos compromissos assumidos pelo ex-governador Eduardo Campos. Ainda durante a campanha eleitoral de 2012, o ex-governador garantiu que os recursos para o novo campus, localizado num terreno de dez hectares nas proximidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPR), seriam liberados.

“A gente recebe esta notícia com muita alegria porque a nosso curso de medicina está se solidificando. Antes era um sonho e agora é uma realidade. Este edital é uma prova que as coisas estão caminhando”, comemorou o médico Breno Ferraz, coordenador do Campus Serra Talhada, em conversa com o FAROL. A proposta de viabilizar o curso de medicina em Serra Talhada, pela Universidade de Pernambuco (UPE), partiu do deputado Inocêncio Oliveira (PR) ainda no primeiro mandato do governador Eduardo campos.

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/curso-de-medicina-upe-lanca-edital-para-construcao-do-campus-em-serra-talhada/feed/ 3
CULTURA: Secretaria vai levar teatro e debates para escolas de Serra Talhada http://www.faroldenoticias.com.br/site/cultura-secretaria-vai-levar-teatro-e-debates-para-escolas-de-serra-talhada/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/cultura-secretaria-vai-levar-teatro-e-debates-para-escolas-de-serra-talhada/#comments Wed, 23 Apr 2014 18:27:27 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97359 Começou nesta quarta-feira (23) o projeto da Secretaria de Turismo e Cultura de Serra Talhada “TEM TEATRO NA ESCOLA” que visa, nesta sua primeira etapa, circular por diversas escolas do município com o espetáculo ‘Fulana, Sicrana e Beltrana”, uma comédia de costumes encenada por atores serra-talhadenses.

O projeto, que conta com a parceria da Secretaria de Educação do Município, começa pela Escola Municipal Antonio Firmino no Distrito de Varzinha, nesta quarta-feira, logo mais às 19 horas e, conforme informa o secretário de Cultura Anildomá Willans, já estão agendadas apresentações também nas escolas Cônego Torres, Tabelião Antonio Medeiros, na Malhada, Antonio Firmino e Imaculada Conceição, esta última no Distrito de Caiçarinha da Penha.

Fulana,Sicrana, Beltrana“Estamos levando ao pé da letra a máxima de que o artista vai aonde o povo está”, disse Anildomá, se referindo aos projetos da sua secretaria, como a “Caravana Cultura Viva” e agora o “Tem Teatro na Escola”, que não se limita em espaços e procura percorrer todo município “levando conhecimentos e arte para todos”, conclui o secretário. Ainda segundo ‘Domá’, ao final de cada apresentação é realizado um amplo debate com a platéia sobre o contexto da história narrada no palco.

De acordo com as informações do secretário de Cultura e do Secretário de Educação, Edmar Júnior, o projeto será levado sempre no horário noturno, visando atender aos alunos matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos)

 

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/cultura-secretaria-vai-levar-teatro-e-debates-para-escolas-de-serra-talhada/feed/ 0
Segurança: Após onda de assassinatos, ST tem 30 dias sem mortes; investigações pararam http://www.faroldenoticias.com.br/site/seguranca-apos-onda-de-assassinatos-st-tem-30-dias-sem-mortes-investigacoes-pararam/ http://www.faroldenoticias.com.br/site/seguranca-apos-onda-de-assassinatos-st-tem-30-dias-sem-mortes-investigacoes-pararam/#comments Wed, 23 Apr 2014 16:00:12 +0000 http://www.faroldenoticias.com.br/site/?p=97357 insegurançaUm mês após a última onda de assassinatos que aterrorizou a população de Serra Talhada, o município completou, nesse 22 de abril, 30 dias sem registros de homicídios. Em 22 de março, cinco execuções haviam sido registradas em menos de 24 horas na cidade, elevando o número de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais) no município para 17 em pouco mais de dois meses, quantia superior à registrada durante todo o ano de 2013.

Também, há um mês atrás, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, visitava a Capital do Xaxado para prestar satisfações à população sobre as providências do governo em relação à segurança pública. Uma das medidas resultou no fortalecimento das ações nas ruas pelo comando 14º BPM, que tem atuado no deslocamento de equipes para atender ocorrências, em trabalhos de fiscalização e prevenção nos bairros.

Leia: Segurança: SDS não garante aumento de efetivo em ST, mas vai acelerar repressão

As orientações também envolvem o trabalho da Polícia Civil na elucidação dos últimos casos registrados. A SDS designou o delegado Isaías Novaes, do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), como responsável em comandar uma equipe especial criada exclusivamente para desvendar os crimes na cidade.

INVESTIGAÇÕES PARARAM

Mas, segundo informações da Polícia Civil, há cerca de 20 dias que a equipe não retornou mais a Serra Talhada para dar continuidade aos trabalhos, que estão parados. De janeiro até este mês, boa parte dos assassinatos continuam sem elucidação. O FAROL entrou em contato por diversas vezes, por telefone e email, com a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Pernambuco, em Recife, que não respondeu nossas solicitações.

Leia: Delegado especial chega a ST para desvendar assassinatos

Tentamos confirmar com a assessoria da PC a informação de que após as primeiras investigações, a equipe da DHPP que deveria atuar por tempo indeterminado na cidade vai sofrer mudanças e novas orientações. E se esse é o motivo da paralisação da investigação. As perguntas seguem sem respostas.

 FIQUE POR DENTRO

No dia 3 de abril o jornal Diário de Pernambuco, de Recife, publicou matéria afirmando que uma briga de famílias é a principal hipótese investigada pelos delegados que apuram os 17 homicídios ocorridos nos três primeiros meses deste ano em Serra Talhada.

Leia: VIOLÊNCIA: Delegados investigam participação de ex-policial em crimes acontecidos em ST

Um ex-policial militar, de identidade preservada, está sendo investigado como suspeito por duas mortes no último dia 22 de março, quando foram baleados, perto de um bar no Centro, João Carlos Epaminondas, 44, e o primo dele, o policial militar Geovane Alves Pereira, 37, que era lotado no Rio Grande do Norte. Naquele mesmo fim de semana, outras três pessoas foram mortas em locais públicos e houve duas tentativas de assassinato.

 

 

 

 

 

 

 

]]>
http://www.faroldenoticias.com.br/site/seguranca-apos-onda-de-assassinatos-st-tem-30-dias-sem-mortes-investigacoes-pararam/feed/ 4